PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS ATUANTES EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SOBRE A CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92456

Palavras-chave:

Cultura Organizacional, Gestão da Qualidade Total, Hospital, Profissionais da Saúde, Segurança do Paciente.

Resumo

Objetivo: compreender a percepção dos profissionais atuantes em um hospital universitário sobre a cultura de segurança do paciente.

Método: estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em um hospital universitário do Nordeste do Brasil no mês de janeiro de 2023. Participaram 56 profissionais da equipe multidisciplinar: enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, psicólogo e técnico de enfermagem. Os dados foram obtidos por entrevistas semiestruturadas. O conteúdo textual foi submetido à análise lexicográfica e literatura atual e relevante.

Resultados: foram analisadas cinco classes: percepções acerca da segurança do paciente e a cultura de segurança; ações para fortalecer a segurança do paciente; percepções acerca da atuação do Núcleo de Segurança do Paciente; contribuições para fortalecer a cultura de segurança e atuação profissional na segurança do paciente. 

Considerações finais: a cultura de segurança do paciente no hospital tem trilhado trajetórias promissoras. O estudo pode direcionar intervenções que fortaleçam a cultura de segurança do paciente.

Biografia do Autor

Luana Silva Pereira Sátiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Enfermeira. Gestora Hospitalar. Mestranda em Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pograma de Pós-graduação em Enfermagem, Natal, RN, Brasil.

Cláudia Cristiane Filgueira Martins Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente na Escola de Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

Manuela Pinto Tibúrcio, Hospital Universitário Onofre Lopes, Natal, RN.

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Enfermeira no Hospital Universitário Onofre Lopes, Natal, RN, Brasil.

Patrícia Medeiros da Silva Oliveira, Hospital Universitário Onofre Lopes, Natal, RN.

Enfermeira. Mestre em Saúde e Sociedade pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Enfermeira no Hospital Universitário Onofre Lopes, Natal, RN, Brasil.

Pétala Tuani Cândido de Oliveira Salvador, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente na Escola de Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

Publicado

29-05-2024

Como Citar

Sátiro, L. S. P., Rodrigues, C. C. F. M., Tibúrcio, M. P., Oliveira, P. M. da S., & Salvador, P. T. C. de O. (2024). PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS ATUANTES EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SOBRE A CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92456

Edição

Seção

Artigo Original