Open Journal Systems

PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS ATUANTES EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SOBRE A CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE

Luana Silva Pereira Sátiro, Cláudia Cristiane Filgueira Martins Rodrigues, Manuela Pinto Tibúrcio, Patrícia Medeiros da Silva Oliveira, Pétala Tuani Cândido de Oliveira Salvador

Resumo


Objetivo: compreender a percepção dos profissionais atuantes em um hospital universitário sobre a cultura de segurança do paciente.

Método: estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em um hospital universitário do Nordeste do Brasil no mês de janeiro de 2023. Participaram 56 profissionais da equipe multidisciplinar: enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, psicólogo e técnico de enfermagem. Os dados foram obtidos por entrevistas semiestruturadas. O conteúdo textual foi submetido à análise lexicográfica e literatura atual e relevante.

Resultados: foram analisadas cinco classes: percepções acerca da segurança do paciente e a cultura de segurança; ações para fortalecer a segurança do paciente; percepções acerca da atuação do Núcleo de Segurança do Paciente; contribuições para fortalecer a cultura de segurança e atuação profissional na segurança do paciente. 

Considerações finais: a cultura de segurança do paciente no hospital tem trilhado trajetórias promissoras. O estudo pode direcionar intervenções que fortaleçam a cultura de segurança do paciente.


Palavras-chave


Cultura Organizacional; Gestão da Qualidade Total; Hospital; Profissionais da Saúde; Segurança do Paciente.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v29i0.92456