RETOMADA À ACREDITAÇÃO HOSPITALAR NO “PÓS-PANDEMIA” DA COVID-19: PERSPECTIVAS DE LIDERANÇAS

Autores

  • Julia Nogueira Treib
  • Nicole Hertzog Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Amanda da Silveira Barbosa
  • Jéssica Azevedo Guardalupe
  • Ana Maria Müller de Magalhães
  • João Lucas Campos de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92196

Palavras-chave:

Acreditação Hospitalar, Liderança, COVID-19, Avaliação de Processos em Cuidados de Saúde, Qualidade da Assistência à Saúde.

Resumo

Objetivo: compreender as perspectivas de lideranças sobre a retomada ao processo de Acreditação Hospitalar no contexto da “pós-pandemia” da COVID-19.

Método: estudo de caso, qualitativo, desenvolvido em um hospital universitário de grande porte de Porto Alegre (RS), Brasil. A coleta de dados ocorreu com 10 lideranças estratégicas de agosto a setembro de 2022 por meio de uma entrevista semiestruturada. Empregou-se a Análise de Conteúdo Temática.

Resultados: emergiram três categorias, a saber: “Mudanças e estratégias do hospital demandadas pela pandemia da COVID-19”; “Desafios da gestão da qualidade e segurança do paciente advindas do contexto pandêmico”; e, “Gerenciamento da retomada do processo de Acreditação Hospitalar pós-pandemia”.

Conclusão: a crise sanitária da COVID-19 impôs entraves para os processos antes bem sedimentados. As lideranças reconheceram a exaustão das equipes e trabalharam no sentido de motivar as pessoas e a capilarizar as informações necessárias ao êxito da recertificação de qualidade.

Biografia do Autor

Julia Nogueira Treib

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

Nicole Hertzog Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

Amanda da Silveira Barbosa

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

Jéssica Azevedo Guardalupe

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

Ana Maria Müller de Magalhães

Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

João Lucas Campos de Oliveira

Doutor em Enfermagem. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

Publicado

2024-06-26

Como Citar

Treib, J. N., Rodrigues, N. H., Barbosa, A. da S., Guardalupe, J. A., Magalhães, A. M. M. de, & Oliveira, J. L. C. de. (2024). RETOMADA À ACREDITAÇÃO HOSPITALAR NO “PÓS-PANDEMIA” DA COVID-19: PERSPECTIVAS DE LIDERANÇAS. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92196

Edição

Seção

Artigo Original