Open Journal Systems

O CUIDAR DO ADOLESCENTE COM OBESIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: PERSPECTIVAS DE GESTORES E PROFISSIONAIS

Vinícius Rodrigues de Oliveira, Jonas Sâmi Albuquerque de Oliveira, Bárbara Letícia de Queiroz Xavier, Jéssica Baracho de Souza Morais, Juliana Iscarlaty Freire de Araújo, Amanda Soares, Claudia Helena Soares de Morais Freitas

Resumo


Objetivo: Descrever e explorar, sob a perspectiva de gestores e profissionais de saúde, o cuidado ofertado ao adolescente com obesidade no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

Método: Estudo de caso, realizado em município do estado do Ceará-Brasil. A coleta de dados ocorreu em 2022, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram examinados através da Análise de conteúdo de Bardin.

Resultados: O cuidado ao adolescente com obesidade é fragmentado, cada profissional atua conforme decisão própria, pois o município não utiliza protocolos que subsidiem a prática assistencial. Foram elencadas potencialidades para o cuidado, sendo a principal a equipe multiprofissional. Quanto às dificuldades, destacou-se a procura do serviço de saúde pelo adolescente. 

Conclusão: Faz-se necessária uma (re)organização do modelo de atenção ao adolescente com obesidade no município. Além disso, o estudo ressalta a necessidade de maior atenção a obesidade na adolescência e provoca reflexões acerca do cuidado dispensado a este adolescente.


Palavras-chave


Obesidade; Saúde do Adolescente; Nutrição do Adolescente; Atenção Primária à Saúde; Assistência Integral à Saúde.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v29i0.92118