DESAFIOS DA GESTÃO E CUIDADO EM CENTROS DE PARTO NORMAL: ESTUDO QUALITATIVO COM ENFERMEIROS OBSTETRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92029

Palavras-chave:

Gestão em Saúde, Centros de Assistência à Gravidez e ao Parto, Enfermeiras Obstétricas, Cuidado, Parto Normal.

Resumo

Objetivo: compreender os desafios para a gestão do trabalho e do cuidado em centros de parto normal por enfermeiras obstétricas.

Método: estudo qualitativo realizado em centros de parto normal no Ceará, Brasil. Participaram 13 enfermeiros e coordenadores da assistência obstétrica, por entrevista, no período de abril a julho de 2020. As categorias temáticas foram organizadas no Software Nvivo 12 Pro® e discutidas com referencial teórico-filosófico da Sociologia das Profissões.

Resultados: práticas de cuidado, como massagens de conforto, são realizadas associadas aos elementos da gestão do trabalho, como o dimensionamento da equipe de Enfermagem. Evidenciou-se que há habilidades importantes para atuar como autonomia e liderança da equipe de Enfermagem, mas elementos como a frágil confiança e a interação limitam o pleno desenvolvimento das atividades.

Considerações finais: existem desafios para a gestão e o cuidado nos centros de parto normal, como a consolidação de autonomia e construção de confiança com a equipe de saúde.

Biografia do Autor

Adriano da Costa Belarmino, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em saúde coletiva. Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza-CE, Brasil

Maria Eunice Nogueira Galeno Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em saúde coletiva. Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza-Ceará. Brasil

Patricia Lima Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará

Graduação em Enfermagem.Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza-Ceará. Brasil

Luiza Jane Eyre de Souza Vieira, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em saúde coletiva. Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.  Universidade de Fortaleza. Fortaleza-CE, Brasil.

Saiwori de Jesus Silva Bezerra dos Anjos, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em enfermagem. Docente de Docente do Programa de Pós-graduação em Cuidados Clínicos e Enfermagem. Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza-Ceará. Brasil

Antonio Rodrigues Ferreira Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em saúde coletiva. Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza-Ceará. Brasil

Publicado

2024-02-05

Como Citar

Belarmino, A. da C., Rodrigues, M. E. N. G., Rodrigues, P. L., Vieira, L. J. E. de S., Anjos, S. de J. S. B. dos, & Ferreira Júnior, A. R. (2024). DESAFIOS DA GESTÃO E CUIDADO EM CENTROS DE PARTO NORMAL: ESTUDO QUALITATIVO COM ENFERMEIROS OBSTETRAS. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92029

Edição

Seção

Artigo Original