Open Journal Systems

DESAFIOS DA GESTÃO E CUIDADO EM CENTROS DE PARTO NORMAL: ESTUDO QUALITATIVO COM ENFERMEIROS OBSTETRAS

Adriano da Costa Belarmino, Maria Eunice Nogueira Galeno Rodrigues, Patricia Lima Rodrigues, Luiza Jane Eyre de Souza Vieira, Saiwori de Jesus Silva Bezerra dos Anjos, Antonio Rodrigues Ferreira Júnior

Resumo


Objetivo: compreender os desafios para a gestão do trabalho e do cuidado em centros de parto normal por enfermeiras obstétricas.

Método: estudo qualitativo realizado em centros de parto normal no Ceará, Brasil. Participaram 13 enfermeiros e coordenadores da assistência obstétrica, por entrevista, no período de abril a julho de 2020. As categorias temáticas foram organizadas no Software Nvivo 12 Pro® e discutidas com referencial teórico-filosófico da Sociologia das Profissões.

Resultados: práticas de cuidado, como massagens de conforto, são realizadas associadas aos elementos da gestão do trabalho, como o dimensionamento da equipe de Enfermagem. Evidenciou-se que há habilidades importantes para atuar como autonomia e liderança da equipe de Enfermagem, mas elementos como a frágil confiança e a interação limitam o pleno desenvolvimento das atividades.

Considerações finais: existem desafios para a gestão e o cuidado nos centros de parto normal, como a consolidação de autonomia e construção de confiança com a equipe de saúde.


Palavras-chave


Gestão em Saúde; Centros de Assistência à Gravidez e ao Parto; Enfermeiras Obstétricas; Cuidado; Parto Normal.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v29i0.92029