Open Journal Systems

HEALTH LITERACY QUESTIONNAIRE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PESQUISADORES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Euni de Oliveira Cavalcanti, Anny Kelly da Silva Santos Brito, Maria Isabel Bezerra Góis, Joana D'arc da Rocha Bezerra, Ana Beatriz Soares Ramos, Thatianny Tanferri de Brito Paranaguá

Resumo


Objetivo: analisar temas emergidos a partir da experiência de pesquisadores durante a aplicação do instrumento Health Literacy Questionnaire na atenção primária em saúde.

Método: relato de experiência baseado no diário de campo dos pesquisadores, na coleta de dados com 500 usuários da Atenção Primária em Saúde do Distrito Federal – Brasil, entre maio e agosto de 2022. Os registros foram analisados à luz da teoria de enfermagem de Nola Pender.

Resultados: as demandas de atendimento emergiram como principal categoria, associadas à baixa qualidade na assistência. Desvelou-se a percepção de um sistema de saúde precário, implicando em baixa relevância percebida pelo usuário em relação à sua cooperação para promover mudanças nos serviços de saúde.

Considerações finais: foi possível entender o papel da equipe de enfermagem para o envolvimento do usuário no seu cuidado, e como isso reflete diretamente na promoção da saúde e prevenção de doenças.


Palavras-chave


Letramento em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Inquérito e Questionários; Teoria de Enfermagem.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v29i0.91447