HEALTH LITERACY QUESTIONNAIRE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PESQUISADORES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.91447

Palavras-chave:

Letramento em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Inquérito e Questionários, Teoria de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar temas emergidos a partir da experiência de pesquisadores durante a aplicação do instrumento Health Literacy Questionnaire na atenção primária em saúde.

Método: relato de experiência baseado no diário de campo dos pesquisadores, na coleta de dados com 500 usuários da Atenção Primária em Saúde do Distrito Federal – Brasil, entre maio e agosto de 2022. Os registros foram analisados à luz da teoria de enfermagem de Nola Pender.

Resultados: as demandas de atendimento emergiram como principal categoria, associadas à baixa qualidade na assistência. Desvelou-se a percepção de um sistema de saúde precário, implicando em baixa relevância percebida pelo usuário em relação à sua cooperação para promover mudanças nos serviços de saúde.

Considerações finais: foi possível entender o papel da equipe de enfermagem para o envolvimento do usuário no seu cuidado, e como isso reflete diretamente na promoção da saúde e prevenção de doenças.

Publicado

26-03-2024

Como Citar

Cavalcanti, E. de O., Brito, A. K. da S. S., Góis, M. I. B., Bezerra, J. D. da R., Ramos, A. B. S., & Paranaguá, T. T. de B. (2024). HEALTH LITERACY QUESTIONNAIRE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PESQUISADORES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.91447

Edição

Seção

Relato de Experiência/ Caso