Open Journal Systems

ESTRESSE EM IDOSOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 E SEUS FATORES ASSOCIADOS

Orfelina Arpasi-Quispe, Lili Fernandes-Molocho, Maria Rosario Mocarro-Aguilar, Maria Magdalena Díaz-Orihuela, Jack Roberto Silva Fhon

Resumo


Objetivo: identificar o estresse nos idosos que vivem na cidade de Lima e sua associação com fatores demográficos, infodemias, a presença de sintomas físicos e psicológicos e o uso de substâncias ilícitas no contexto da pandemia de COVID-19.

Método: estudo quantitativo, transversal e analítico através da pesquisa baseada na web com 384 idosos da cidade de Lima - Peru, entre abril e agosto de 2021. Os instrumentos de perfil demográfico, Escala de Estresse Percebido e sintomas autorrelatados foram utilizados para o estudo. A regressão logística múltipla foi utilizada, considerando o nível de significância de 5%.

Resultados: 62% eram mulheres, e a idade variou entre 60 e 95 anos, com uma média de 70,5 anos. A média de estresse foi de 26,8 pontos. O estresse estava associado ao medo da morte de parentes e à preocupação com os idosos.

Conclusões: é importante para profissionais de saúde treinados para identificar mudanças de humor nos idosos e criar planos de cuidados individualizados


Palavras-chave


Idoso; COVID-19; Transtornos de Estresse Traumático; Pandemias; Infodemia.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.90805