CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CENÁRIO CLÍNICO E CHECKLIST PARA AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.90065Palabras clave:
Treinamento por Simulação, Educação em Enfermagem, Educação Baseada em Competências, Reanimação Cardiopulmonar, Avaliação de Desempenho Profissional.Resumen
Objetivos: construir e validar cenário simulado e checklist para avaliação de habilidades no atendimento do paciente hemodinamicamente instável com evolução à Parada Cardiorrespiratória; e testar aplicabilidade à população-alvo, avaliando habilidades e satisfação/autoconfiança com a aprendizagem.
Método: estudo metodológico realizado em três etapas (desenvolvimento do cenário e checklist, validação por juízes e teste-piloto) no período entre abril de 2020 e setembro de 2021, no estado de Minas Gerais, Brasil. Participaram 14 juízes e 24 estudantes de enfermagem.
Resultados: o cenário e checklist alcançaram Coeficiente de Validade de Conteúdo superior a 90. As habilidades foram desenvolvidas adequadamente, com média 4,71 ± 0,24 na escala de satisfação-autoconfiança, e 4,83 ± 0,25 para design da simulação.
Conclusão: o cenário poderá contribuir para: aperfeiçoar as atividades educativas na graduação e educação em saúde; e subsidiar estudos futuros, a fim de ampliar a qualidade do atendimento e da assistência ao paciente hemodinamicamente instável com evolução à parada cardiorrespiratória.
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