Open Journal Systems

BUNDLE PARA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO ASSOCIADA A DISPOSITIVOS MÉDICOS EM PACIENTES OBESOS

Vanusa Silva do Nascimento Andrade, Luciara Fabiane Sebold

Resumo


Objetivo: construir e validar um Bundle para prevenção de lesão por pressão associada a dispositivos médicos em pessoas obesas em terapia intensiva.

Método: estudo metodológico, com Revisão de escopo e validação do Bundle. A coleta de dados ocorreu entre os meses de abril e maio de 2022, em uma universidade do sul do Brasil. 

Resultados: nove enfermeiros, experts em estomaterapia, validaram o Bundle, cujos itens foram: avaliação da pele da pessoa com obesidade; cuidado de higiene da pessoa com obesidade e em uso de dispositivo médico; cuidados de enfermagem com o dispositivo médico na pessoa com obesidade; educação em saúde sobre hábitos saudáveis; educação continuada sobre os cuidados de enfermagem com a pessoa com obesidade. Os itens obtiveram o índice de validade de Conteúdo ≥0,80% e concordância de 89,8%.

Considerações Finais: o Bundle pode padronizar o cuidado de enfermagem, direcionando e instrumentalizando o enfermeiro para as melhores práticas de intervenções de cuidado.


Palavras-chave


Cuidados de enfermagem; Enfermagem; Lesão por pressão; Obesidade; Unidade de Terapia Intensiva; Pacotes de Assistência ao Paciente.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.89516