Open Journal Systems

GUIA INSTRUCIONAL PARA SUBSIDIAR A CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO

Wanderson Luís Teixeira, Denise Antunes de Azambuja Zocche, Silvana dos Santos Zanotelli, Maria Fátima Silva Vieira Martins, Dirce Stein Backes

Resumo


Objetivo: desenvolver tecnologia do tipo guia técnico, para pré-natal de baixo risco.

Método: pesquisa metodológica que compreendeu a construção e validação de um guia técnico. Na coleta de dados aplicou-se um questionário e duas revisões bibliográficas. Realizado nas macrorregiões Grande Oeste e Meio Oeste Catarinense – Brasil. Para a construção do guia tivemos etapa exploratória com 48 enfermeiros.

Resultados: o guia é composto por três capítulos. A assistência de enfermagem no pré-natal de baixo risco. A consulta de enfermagem e o manejo adequado de acordo com o período gestacional. Protocolos, instrumentos e escala utilizados na consulta de pré-natal de baixo risco. A validação foi realizada por 14 juízes com Índice de Validade de Conteúdo 0,96.

Conclusão: o guia contribuirá para a qualificação do trabalho do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde, transformado o cenário obstétrico das regiões envolvidas e fortalecendo as práticas do enfermeiro na realização do pré-natal de baixo-risco.


Palavras-chave


Consulta de enfermagem; Gestantes; Saúde da mulher; Atenção Primária à Saúde; Educação em saúde.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.89513