GUIA INSTRUCIONAL PARA SUBSIDIAR A CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.89513

Palavras-chave:

Consulta de enfermagem, Gestantes, Saúde da mulher, Atenção Primária à Saúde, Educação em saúde.

Resumo

Objetivo: desenvolver tecnologia do tipo guia técnico, para pré-natal de baixo risco.

Método: pesquisa metodológica que compreendeu a construção e validação de um guia técnico. Na coleta de dados aplicou-se um questionário e duas revisões bibliográficas. Realizado nas macrorregiões Grande Oeste e Meio Oeste Catarinense – Brasil. Para a construção do guia tivemos etapa exploratória com 48 enfermeiros.

Resultados: o guia é composto por três capítulos. A assistência de enfermagem no pré-natal de baixo risco. A consulta de enfermagem e o manejo adequado de acordo com o período gestacional. Protocolos, instrumentos e escala utilizados na consulta de pré-natal de baixo risco. A validação foi realizada por 14 juízes com Índice de Validade de Conteúdo 0,96.

Conclusão: o guia contribuirá para a qualificação do trabalho do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde, transformado o cenário obstétrico das regiões envolvidas e fortalecendo as práticas do enfermeiro na realização do pré-natal de baixo-risco.

Biografia do Autor

Wanderson Luís Teixeira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Chapecó, Santa Catarina.

Mestre em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, Professor do Curso de Enfermagem, na atividade curricular: Saúde da Mulher. Enfermeiro Obstetra na Fundação Hospitalar Drº José Athanázio - FHJA e no Hospital Universitário Santa Terezinha - HUST. Membro do grupo de pesquisa: Laboratório de Inovação e Tecnologias para a Gestão do Cuidado e Educação Permanente em Saúde.

Denise Antunes de Azambuja Zocche, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Chapecó, Santa Catarina.

Doutora em Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Campus Chapecó, Vice-líder do Laboratório de Inovação e Tecnologias para a Gestão do Cuidado e Educação Permanente em Saúde (LABIGEPS/UDESC).

Silvana dos Santos Zanotelli, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Chapecó, Santa Catarina.

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Docente no Departamento de Enfermagem e no Programa de Pós Graduação em Enfermagem-Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Membro do Grupo de estudos sobre tecnologias e práticas do cuidado em saúde e enfermagem - GETECS, na linha de pesquisa "Práticas de saúde e cuidado à Mulher, Criança e Adolescente".

Maria Fátima Silva Vieira Martins, Universidade do Minho (UM), Braga, Portugual

Doutora em Enfermagem. Professora adjunta do curso de enfermagem na Universidade do Minho, Escola Superior de Enfermagem. Braga, Portugal.

Dirce Stein Backes, Universidade Franciscana - UFN, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2008) e Doutorado Sanduíche na Universität Bielefeld/Alemanha (2008). Pós-Doutoral na University of Applied Sciences/HO. Alemanha. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Franciscana - UFN, Santa Maria, RS e colaboradora no Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Rio Grande, RS.

Publicado

25-08-2023

Como Citar

Teixeira, W. L., Zocche, D. A. de A., Zanotelli, S. dos S., Martins, M. F. S. V., & Backes, D. S. (2023). GUIA INSTRUCIONAL PARA SUBSIDIAR A CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.89513

Edição

Seção

Artigo Original