Open Journal Systems

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ELABORADAS POR DISCENTES DE ENFERMAGEM SOBRE A PREVENÇÃO DA COVID-19

Marly Marques Rêgo Neta, Antonio Rosa de Sousa Neto, Ana Raquel Batista de Carvalho, Rosângela Nunes Almeida, Andréia Rodrigues Moura da Costa Valle, Maria Eliete Batista Moura, Daniela Reis Joaquim de Freitas

Resumo


Objetivo: apreender as representações sociais elaboradas por discentes de enfermagem sobre a prevenção da COVID-19.

Método: pesquisa exploratória-descritiva e qualitativa. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas com 32 participantes, realizadas no período de setembro de 2021 a julho de 2022. O Cenário do estudo foi uma instituição de ensino superior pública, localizada na região nordeste do Brasil. Os dados foram processados utilizando o software IRaMuTeQ.

Resultados: a gênese das representações sociais da prevenção da COVID-19 apontou dois eixos: Organização de ideias sobre as medidas de prevenção da COVID-19; e a Eficiência, confiabilidade e fonte das informações obtidas.

Considerações Finais: as representações sociais evidenciaram o saber sobre as medidas de prevenção da COVID-19, oportunizaram o esclarecimento sobre a origem dos saberes dos discentes e de especificidades que consideram importantes. Espera-se que esse estudo possa servir como alicerce para novas pesquisas e/ou intervenções com discentes de enfermagem.


Palavras-chave


Psicologia Social; Estudantes de Enfermagem; Prevenção de Doenças; COVID-19; SARS-CoV-2.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)