PROCESSO DE INSERÇÃO, MANUTENÇÃO E RETIRADA DE CATETER INTRAVENOSO PERIFÉRICO: ANÁLISE PREVENTIVA DE RISCOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.88604

Palavras-chave:

Cateterismo Periférico, Administração Intravenosa, Cuidados de Enfermagem, Unidades Hospitalares, Gestão de Riscos.

Resumo

Objetivo: demonstrar a aplicabilidade da ferramenta Healthcare Failure Mode and Effect Analysis para analisar, preventivamente, os riscos relativos ao processo de inserção, manutenção e retirada de cateter intravenoso periférico.

Método: estudo teórico, realizado de agosto a novembro de 2022, em São Paulo-SP, Brasil, cujo processo foi mapeado em etapas/atividades, detalhando-se os modos de falha, com o uso da ferramenta. Calculou-se o Risk Priority Number, elaborou-se a matriz de severidade e probabilidade, adaptada à saúde por DeRosier e colaboradores, e propuseram-se as ações para reduzir os modos de falha.

Resultados: identificaram-se como maiores riscos: “realizar antissepsia da área a ser puncionada com swab de álcool” e “desinfecção do conector com swab de álcool” sendo recomendados treinamentos e uso de kit de materiais como principais estratégias de mitigação.

Conclusão: conhecer os riscos associados ao cateter intravenoso periférico, fundamenta a implementação de estratégias preventivas, minimizando a ocorrência de danos e os custos assistenciais deles decorrentes. 

Biografia do Autor

Maryana da Silva Furlan, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP).

Amanda Saba, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP)

Mestra em Ciências Medicas pela Faculdade de Medicina (USP). Membro do Grupo de Pesquisa Dimensão Econômica do Gerenciamento em Enferamgem da Escola de Enferamgem da Universidade de São Paulo (EEUSP).

Simone Berger, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP)

Mestra em Engenharia de Produção (POLI/USP). Membro do Grupo de Pesquisa Dimensão Econômica do Gerenciamento em Enferamgem da Escola de Enferamgem da Universidade de São Paulo (EEUSP).

Antônio Fernandes Costa Lima, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP)

 Professor Associado do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP).

Publicado

2023-08-04

Como Citar

Furlan, M. da S., Saba, A., Berger, S., & Lima, A. F. C. (2023). PROCESSO DE INSERÇÃO, MANUTENÇÃO E RETIRADA DE CATETER INTRAVENOSO PERIFÉRICO: ANÁLISE PREVENTIVA DE RISCOS. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.88604

Edição

Seção

Artigo Original