Open Journal Systems

TERMINOLOGIA ESPECIALIZADA DE ENFERMAGEM PARA O CUIDADO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM EPIDERMÓLISE BOLHOSA

Bruno Gonçalo Souza de Araujo, Ana Márcia Nóbrega Dantas, Patrícia Josefa Fernandes Beserra, Kenya de Lima Silva

Resumo


Objetivo: construir uma terminologia especializada de enfermagem para o cuidado com crianças e adolescentes com epidermólise bolhosa.

Método estudo metodológico, documental, construído entre os meses de janeiro a dezembro de 2021, em parceria com o Centro CIPE®, em João Pessoa - Brasil. Os dados foram analisados com utilização da ferramenta PorOnto e dos seguintes referenciais teóricos metodológicos: a Classificação Internacional para Prática de Enfermagem 2019/2020; e o mapeamento humano seguindo a ISO/TR 12300:2016 e o método de validação dos termos.

Resultados o processo de validação com juízes resultou em 480 termos para criança e adolescente com epidermólise bolhosa, os quais foram submetidos ao mapeamento, resultando em 207 constantes na CIPE® e 273 não constantes na CIPE®.

Conclusão: evidencia-se um quantitativo maior de termos não constantes, isto pode ser justificado pela peculiaridade da doença e cuidados específicos com a criança e adolescentes. A construção da terminologia fortalece a elaboração de diagnósticos, resultados e intervenção de enfermagem.


Palavras-chave


Enfermagem; Terminologia Padronizada em Enfermagem; Criança; Adolescente; Epidermólise Bolhosa.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.88067