INFOGRÁFICO PARA GESTANTES E ACOMPANHANTES: TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO CONTEXTO DO ATENDIMENTO OBSTÉTRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.87939

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Educação em saúde, Gestantes, Acompanhante de paciente, Covid-19.

Resumo

Objetivo: descrever o processo de construção e validação de infográfico educativo com orientações para gestantes e acompanhantes em atendimento obstétrico no contexto da Covid-19.

Método: pesquisa metodológica baseada nas diretrizes da Instrucional System Design. Realizada de janeiro de 2021 a março de 2022, no Estado de Santa Catarina – Brasil, em três momentos: revisão de escopo; entrevistas com enfermeiros de uma Emergência Obstétrica; e elaboração da tecnologia educativa e validação com experts. A análise foi ancorada na análise de conteúdo com Índice de Validade de Conteúdo.

Resultados: o infográfico aborda cuidados para prevenção da infecção Covid-19, orientações sobre início do trabalho de parto, quando procurar a maternidade e os cuidados na internação das gestantes. O infográfico obteve Índice de Validade de Conteúdo de 83,3%.

Conclusão: a tecnologia educacional foi considerada adequada para disseminação de informações e auxílio dos profissionais na promoção de saúde e na prevenção de agravos à população obstétrica.

Biografia do Autor

Yany Suellen Pereira Cruz Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina

Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na enfermagem obstétrica e ginecológica.

Na elaboração desse artigo contribuiu para concepção do estudo; aquisição, análise e interpretação dos dados do estudo; elaboração do conteúdo intelectual do estudo; e responsável por todos os aspectos do estudo, assegurando as questões de precisão ou integridade de qualquer parte do estudo.

Roberta Costa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina

Doutora em Enfermagem. Na elaboração desse artigo contribuiu para análise e interpretação dos dados do estudo; revisão crítica do conteúdo intelectual do estudo; e aprovação da versão final do estudo a ser publicado.

Margarete Maria de Lima, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina

Doutora em enfermagem. Na elaboração desse artigo contribuiu para revisão crítica do conteúdo intelectual do estudo; e aprovação da versão final do estudo a ser publicado.

Manuela Beatriz Velho, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina

Doutora em Enfermagem.  

Na elaboração desse artigo contribuiu para a aprovação da versão final do estudo a ser publicado.

Iris Elizabete Messa Gomes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina

Mestra em Enfermagem. Na elaboração desse artigo contribuiu para a aprovação da versão final do estudo a ser publicado.

Laís Antunes Wilhelm, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina

Doutora em Enfermagem. Na elaboração desse artigo contribuiu para a aprovação da versão final do estudo a ser publicado.

Luana Pereira Ibiapina Coelho, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina

Residência em Enfermagem Obstétrica. Na elaboração desse artigo contribuiu para a aprovação da versão final do estudo a ser publicado.

Publicado

03-10-2023

Como Citar

Oliveira, Y. S. P. C., Costa, R., Lima, M. M. de, Velho, M. B., Gomes, I. E. M., Wilhelm, L. A., & Coelho, L. P. I. (2023). INFOGRÁFICO PARA GESTANTES E ACOMPANHANTES: TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO CONTEXTO DO ATENDIMENTO OBSTÉTRICO. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.87939

Edição

Seção

Artigo Original