INTERVENÇÃO EDUCACIONAL EM ENFERMAGEM PARA PROMOVER A ADAPTAÇÃO NOS SOBREVIVENTES DE CÂNCER: PROTOCOLO PARA ESTUDO-PILOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.87923

Palavras-chave:

Enfermagem, Neoplasias, Sobrevivência, Adaptação Psicológica, Educação em Saúde.

Resumo

Objetivo: apresentar o protocolo de um estudo-piloto que visa avaliar a viabilidade e a aceitabilidade de uma intervenção educacional em enfermagem para promover a adaptação dos sobreviventes de câncer, focado no coping e na ansiedade.

Método: este protocolo foi desenvolvido com base no Protocol Items: Recommendations for Interventional Trials 2013 (SPIRIT2013) Statement, na cidade do Porto - Portugal, em 2022.

Resultados: foram definidos o desenho, a estrutura, o conteúdo, as estratégias e os instrumentos de avaliação da intervenção a serem implementados.

Conclusão: este artigo fornece detalhadamente a estrutura e o conteúdo de uma intervenção educacional em enfermagem para promover a adaptação dos sobreviventes de câncer passível de integrar os procedimentos da fase de pilotagem. Pode, ainda, ser considerado um estímulo ao desenvolvimento de novas intervenções e programas de intervenções nesta fase da doença oncológica.

Biografia do Autor

Tiago André dos Santos Martins Peixoto, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (Portugal)

Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica

Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirurgica no Centro Hospitalar Universitário do Porto (Portugal)

Professor Assistente Convidado na Escola Superior de Enfermagem do Porto (Portugal)

Estudante de Doutoramento do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (Portugal)

Nuno Miguel dos Santos Martins Peixoto, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (Portugal)

Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica

Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirurgica no Centro Hospitalar Universitário do Porto (Portugal)

Professor Assistente Convidado na Escola Superior de Enfermagem do Porto (Portugal)

Estudante de Doutoramento do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (Portugal)

Cândida Assunção Santos Pinto, Escola Superior de Enfermagem do Porto

Doutora em Psicologia da Saúde

Professora na Escola Superior de Enfermagem do Porto (Portugal)

Célia Samarina Vilaça de Brito Santos, Escola Superior de Enfermagem do Porto (Portugal)

Doutora em Psicologia da Saúde

Professora na Escola Superior de Enfermagem do Porto (Portugal)

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Peixoto, T. A. dos S. M., Peixoto, N. M. dos S. M., Pinto, C. A. S., & Santos, C. S. V. de B. (2023). INTERVENÇÃO EDUCACIONAL EM ENFERMAGEM PARA PROMOVER A ADAPTAÇÃO NOS SOBREVIVENTES DE CÂNCER: PROTOCOLO PARA ESTUDO-PILOTO. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.87923

Edição

Seção

Comunicação Livre