INTERVENÇÃO EDUCACIONAL EM ENFERMAGEM PARA PROMOVER A ADAPTAÇÃO NOS SOBREVIVENTES DE CÂNCER: PROTOCOLO PARA ESTUDO-PILOTO
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.87923Palavras-chave:
Enfermagem, Neoplasias, Sobrevivência, Adaptação Psicológica, Educação em Saúde.Resumo
Objetivo: apresentar o protocolo de um estudo-piloto que visa avaliar a viabilidade e a aceitabilidade de uma intervenção educacional em enfermagem para promover a adaptação dos sobreviventes de câncer, focado no coping e na ansiedade.
Método: este protocolo foi desenvolvido com base no Protocol Items: Recommendations for Interventional Trials 2013 (SPIRIT2013) Statement, na cidade do Porto - Portugal, em 2022.
Resultados: foram definidos o desenho, a estrutura, o conteúdo, as estratégias e os instrumentos de avaliação da intervenção a serem implementados.
Conclusão: este artigo fornece detalhadamente a estrutura e o conteúdo de uma intervenção educacional em enfermagem para promover a adaptação dos sobreviventes de câncer passível de integrar os procedimentos da fase de pilotagem. Pode, ainda, ser considerado um estímulo ao desenvolvimento de novas intervenções e programas de intervenções nesta fase da doença oncológica.
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