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AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE E ACEITABILIDADE DE UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL EM ENFERMAGEM: PROTOCOLO DE UM ESTUDO PILOTO

Nuno Miguel dos Santos Martins Peixoto, Tiago André dos Santos Martins Peixoto, Candida Assunção Santos Pinto, Célia Samarina Vilaça de Brito Santos

Resumo


Objetivo: explanar o protocolo de um estudo piloto cujo finalidade é projetar a avaliação da viabilidade e aceitabilidade de uma intervenção educacional em enfermagem para promover os comportamentos de saúde nos sobreviventes de cancro.

Método: o protocolo foi desenvolvido com base no Standard Protocol Items: Recommendations for Interventional Trials de 2013 – SPIRIT 2013 Statement, no Porto, Portugal em 2022.

Resultados: o protocolo suportará a implementação do estudo piloto, de forma a avaliar a viabilidade e aceitabilidade dos procedimentos definidos para a intervenção, estimar o recrutamento e retenção dos participantes e definir o tamanho da amostra, de modo a que se possa considerar possíveis reformulações da intervenção educacional e se possa prosseguir para a fase de avaliação.

Conclusão: este estudo definiu as bases estruturais e conteúdos para a realização de um estudo piloto e, posteriormente, poderá influenciar a decisão da concretização de um estudo randomizado controlado.


Palavras-chave


Enfermagem, Enfermagem prática; Enfermagem oncológica; Estilo de vida saudável; Promoção da saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.87888