AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE E ACEITABILIDADE DE UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL EM ENFERMAGEM: PROTOCOLO DE UM ESTUDO PILOTO
Resumo
Objetivo: explanar o protocolo de um estudo piloto cujo finalidade é projetar a avaliação da viabilidade e aceitabilidade de uma intervenção educacional em enfermagem para promover os comportamentos de saúde nos sobreviventes de cancro.
Método: o protocolo foi desenvolvido com base no Standard Protocol Items: Recommendations for Interventional Trials de 2013 – SPIRIT 2013 Statement, no Porto, Portugal em 2022.
Resultados: o protocolo suportará a implementação do estudo piloto, de forma a avaliar a viabilidade e aceitabilidade dos procedimentos definidos para a intervenção, estimar o recrutamento e retenção dos participantes e definir o tamanho da amostra, de modo a que se possa considerar possíveis reformulações da intervenção educacional e se possa prosseguir para a fase de avaliação.
Conclusão: este estudo definiu as bases estruturais e conteúdos para a realização de um estudo piloto e, posteriormente, poderá influenciar a decisão da concretização de um estudo randomizado controlado.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF (PORTUGUÊS)DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.87888