PRÁTICAS DE CUIDADO PRESTADAS POR ENFERMEIRAS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA AO USUÁRIO COM TUBERCULOSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.87678

Palavras-chave:

Assistência à Saúde, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem, Prevenção de Doenças, Tuberculose.

Resumo

Objetivo: conhecer as práticas de cuidado prestadas por enfermeiras às pessoas com tuberculose na Estratégia Saúde da Família.

Método: pesquisa qualitativa descritiva, realizada com 11 enfermeiras de unidades de saúde da família do Rio Grande, RS - Brasil, no primeiro semestre de 2021. O convite ocorreu por telefonema, sendo agendada entrevista online. Os dados foram analisados segundo análise de conteúdo.

Resultados: evidenciaram-se três categorias; Práticas relacionadas ao cuidado de enfermagem:  obstáculos e equívocos, (Rel)Ações no cuidado de enfermagem ao usuário com TB, (Re)Pensando sobre as orientações prestadas ao usuário. As práticas de cuidado, pautavam-se no vínculo e no acolhimento ao usuário. Todavia, houve equívocos nas orientações e obstáculosno enfrentamento da doença. Foi observado modificação nas condutas e na percepção sobre a doença diante da pandemia de Covid-19.

Conclusão: as boas práticas de cuidado, relacionais e técnicas, são atravessadas por  dificuldades, sejam internas ou externas à unidade.

 

Biografia do Autor

Daniele Ferreira Acosta, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Enfermagem, Gênero e Sociedade (GEPEGS)

Pâmela Medina Conceição, Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande

Enfermeira. Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande.  Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Enfermagem, Gênero e Sociedade.

Daiane Porto Gautério Abreu, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande.

Ivy Bastos Ramis, Universidade Federal do Rio Grande

Farmaceutica. Doutora em Biotecnologia. Docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande.

Stephanie Gonçalves Vasconcelos, Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande

Enfermeira da Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Enfermagem, Gênero e Sociedade. 

Franciele Gomes Soares, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Enfermagem, Gênero e Sociedade.

Publicado

15-09-2023

Como Citar

Acosta, D. F., Conceição, P. M., Abreu, D. P. G., Ramis, I. B., Vasconcelos, S. G., & Soares, F. G. (2023). PRÁTICAS DE CUIDADO PRESTADAS POR ENFERMEIRAS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA AO USUÁRIO COM TUBERCULOSE. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.87678

Edição

Seção

Artigo Original