CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO SOBRE MANEJO DE FERIDA NEOPLÁSICA PARA CAPACITAÇÃO DE ENFERMEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.87628

Palavras-chave:

Oncologia, Enfermagem, Ferimentos e Lesões, Capacitação Profissional, Pesquisa Metodológica em Enfermagem.

Resumo

Objetivo: construir, validar o conteúdo e a aparência de instrumento para capacitação de enfermeiros no cuidado de ferida neoplásica.           

Método: pesquisa metodológica, com abordagem quantitativa, realizada em três etapas - revisão de escopo; construção do instrumento; validação do conteúdo; e aparência. Coleta de dados ocorreu no período entre outubro de 2021 a fevereiro de 2022, em Niterói - RJ - Brasil. Foram utilizados o Índice de Validação de Conteúdo; Fleiss Generalized Kappa.         

Resultados: o instrumento final é composto pelas fases: definição de ferida neoplásica; classificação da ferida; estadiamento; escalas de avaliação da dor e odor; cuidados de enfermagem; e manejo dos sinais e sintomas. O conteúdo foi validado, atingindo um índice de validação de conteúdo > 0.80 e um nível de concordância entre os juízes > 75%, conforme estabelecido.

Conclusão: a validação do instrumento, contribuirá para a redução da lacuna expressa na literatura do cuidado de enfermagem em relação à ferida neoplásica, além da aplicação ao ensino e aos serviços de enfermagem.

Publicado

03-07-2023

Como Citar

Faria, R. P., & Fuly, P. dos S. C. (2023). CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO SOBRE MANEJO DE FERIDA NEOPLÁSICA PARA CAPACITAÇÃO DE ENFERMEIROS. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.87628

Edição

Seção

Artigo Original