Open Journal Systems

INTERAÇÕES VIRTUAIS DE FAMÍLIAS DE CRIANÇA COM CÂNCER: ESPAÇO POTENCIAL DE ATUAÇÃO DE ENFERMEIRA(O)S

Camille Xavier de Mattos, Ivone Evangelista Cabral

Resumo


Objetivo: analisar a ressignificação de enfermeiras sobre necessidades de familiares de crianças com câncer, em comunidades de Facebook® institucional.

Método: pesquisa participativa desenvolvida com as dinâmicas Mapa Falante e Corpo Saber do Método Criativo Sensível, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, realizada entre 2019 e 2020. Participaram nove enfermeiras(os) especialistas em pediatria e oncologia em grupos de três a quatro pessoas. Aplicouse a análise temática no tratamento dos dados.

Resultados: comunidades virtuais dinâmicas favorecem familiares de crianças com câncer na busca de apoio, solidariedade e informações. Naquele espaço, compartilham experiências de adoecimento, êxitos, perdas e luto. A comunidade é marcada por desafios; a enfermeira pode atuar mediando informações, desde que preparada para interagir com responsabilidade ética e conhecimento científico.

Conclusão: Na ressignificação essas comunidades são reconhecidas como espaços de diálogo, ampliando o lócus de ação e empoderamento de enfermeiras educadoras e defensoras do melhor interesse dessas crianças


Palavras-chave


Mídias Sociais; Criança; Empoderamento para a Saúde; Enfermeiras e Enfermeiros; Família.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)

Referências


.




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.85720