Open Journal Systems

APLICATIVOS SOBRE TERAPIA INTRAVENOSA E PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE CORRENTE SANGUÍNEA ASSOCIADA AO CATETER: PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA*

Thiago Lopes Silva, Sabrina de Souza, Patrícia Fernandes Albeirice da Rocha, Francis Solange Vieira Tourinho, Bruna Figueiredo Manzo, Patrícia Kuerten Rocha

Resumo


Objetivo: identificar aplicativos móveis sobre terapia intravenosa e prevenção de infecção de corrente sanguínea associada ao cateter.

Método: prospecção tecnológica, com busca dos dados nas Bases de Patentes e Lojas Virtuais, a coleta dos dados ocorreu de maio a agosto de 2021. Critérios de inclusão: aplicativos móveis voltados para a Terapia Intravenosa; aplicativos móveis voltados para a prevenção de infecção de corrente sanguínea, a análise foi realizada de forma qualitativa comparativa, reconhecendo as funções desenvolvidas pelos aplicativos e seus potenciais para utilização na prática clínica.

Resultados: 19 aplicativos foram selecionados e organizados em temáticas: aplicativos para auxiliar no cateterismo; aplicativos para manutenção de cateter; aplicativos sobre prevenção de infecção de corrente sanguínea; e aplicativo sobre diagnóstico de infecção de corrente sanguínea associada ao cateter.

Conclusão: a identificação de poucos aplicativos sobre a temática serve de fomento para construção de novos aplicativos.


Palavras-chave


Aplicativos Móveis; Projetos de Tecnologias de Informação e Comunicação; Cateterismo; Segurança do Paciente; Infecções Relacionadas a Cateter.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.85460