CONFORTO: CONTRIBUTO TEÓRICO PARA A ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.85214

Palavras-chave:

Conforto do Paciente, Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Investigação, Terminologia Padronizada em Enfermagem.

Resumo

Objetivo: o objetivo do estudo é compreender de que forma a Teoria do Conforto de Kolcaba influenciou a investigação e a prática clínica em enfermagem através da evolução do conceito.

Desenvolvimento: trata-se de um estudo de natureza teórica, resultante da leitura, análise e reflexão de diferentes estudos obtidos por meio da revisão de literatura realizada em dezembro de 2021 em Lisboa, Portugal. A literatura evidencia a presença do construto integrante de várias taxonomias de enfermagem ao longo dos tempos, e mais recentemente, em várias teorias de enfermagem. Da análise conceitual, qualquer que seja a perspectiva teórica, reafirma-se tratar de um fenômeno de interesse, complexo e multifacetado.

Conclusão: entende-se que esta reflexão permite compreender o fenômeno do conforto e a forma como este conceito tem vindo a ser estudado e clarificado, afirmando a sua importância para a qualidade dos cuidados em enfermagem.

Biografia do Autor

Ana Gonçalves Martins, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Portugal

Estudante de Doutoramento em Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa. Investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Mestre em Enfermagem e Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Pós-graduada em Supervisão Clínica em Enfermagem e Gestão de Serviços de Saúde.

Patrícia Pontífice Sousa, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Portugal

Doutora em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa, Mestre em Comunicação em Saúde, Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Professora Auxiliar na Universidade Católica Portuguesa e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa.  Investigadora do Centro Interdisciplinar em Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

Rita Margarida Marques, Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, Lisboa, Portugal

Doutoramento em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Mestrado em Mestrado de Natureza Académica. Professor Adjunto na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, Investigadora no Center for Innovative Care and Health Technology, Investigador na Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Responsável pelo 2º Ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa.

Downloads

Publicado

2022-10-20

Como Citar

Martins, A. G., Sousa, P. P., & Marques, R. M. (2022). CONFORTO: CONTRIBUTO TEÓRICO PARA A ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.85214

Edição

Seção

Reflexão