ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS INCURÁVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.84550

Palavras-chave:

Doenças Sexualmente Transmissíveis, Educação em Enfermagem, Educação Superior, Estudantes de Enfermagem, Infecções.

Resumo

Objetivo: agrupar e sintetizar os estudos que abordam o ensino das Infecções Sexualmente Transmissíveis Incuráveis para estudantes de graduação em enfermagem no mundo (1989-2020).

Método: revisão de escopo conforme Instituto Joanna Briggs. Estratégia de busca realizada na PubMed, CINAHL, Embase, Web of Science e LILACS. Dois revisores realizaram seleção e extração dos dados de forma independente.

Resultados: após busca e remoção de duplicatas, 41 estudos estavam de acordo com os critérios estabelecidos e foram incluídos. A análise de conteúdo resultou em três categorias: Cenários e Estratégias de Ensino; Foco do Ensino; e Efetividade do Ensino.

Considerações finais: as ações educativas tiveram efetividade no aumento do conhecimento, diminuição do estigma e ansiedade, e aumento da sensibilidade em promover o cuidado de enfermagem. O ensino dessa temática se mostra importante na atuação da profissão sobre os índices epidemiológicos e na formação dos estudantes de enfermagem para prevenção e promoção em saúde.

Biografia do Autor

Stéfany Petry, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Maria Itayra Padilha, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Maiara Suelen Mazera, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Amina Regina Silva, Queen's University, Kingston, ON, Canadá.

Doutoranda da Queen's University, Kingston, ON, Canadá.

Publicado

07-06-2023

Como Citar

Petry, S., Padilha, M. I., Mazera, M. S., & Silva, A. R. (2023). ENSINO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS INCURÁVEIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESCOPO. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.84550

Edição

Seção

Revisão