REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE CONSUMO ALIMENTAR EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR

Autores

  • Carla Silvia Neves da Nova Fernandes Universidade Fernando Pessoa
  • Goreti Filipa Marques
  • Fátima Ferreira
  • Constança Festas
  • Cristiane Silva

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v22i4.49875

Palavras-chave:

Inquéritos alimentares, Crianças, Consumo de alimentos, Comportamento alimentar, Hábitos alimentares.

Resumo

A informação sobre o consumo alimentar de uma população permite identificar os sujeitos que se encontram em risco nutricional. O presente estudo teve como objetivos identificar e analisar instrumentos existentes para avaliação do consumo alimentar em crianças em idade escolar. Realizou-se revisão integrativa no período entre 2010 e 2016. Para a análise, segundo os critérios de inclusão estabelecidos, foram selecionados nove artigos. Estes permitiram organizar os resultados em duas áreas temáticas: Instrumentos de avaliação de consumo alimentar, e Limitações da utilização dos instrumentos. O instrumento mais frequentemente utilizado foi o recordatório de 24 horas. Os resultados revelam a necessidade de instrumentos mais abrangentes que permitam fazer face às limitações dos atuais instrumentos em uso.

Biografia do Autor

Carla Silvia Neves da Nova Fernandes, Universidade Fernando Pessoa

Professor na Universidade Fernando Pessoa. Doutorada em Ciências de Enfermagem Especialista em Enfermagem de Reabilitação

Publicado

30-10-2017

Como Citar

Fernandes, C. S. N. da N., Marques, G. F., Ferreira, F., Festas, C., & Silva, C. (2017). REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE CONSUMO ALIMENTAR EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR. Cogitare Enfermagem, 22(4). https://doi.org/10.5380/ce.v22i4.49875

Edição

Seção

Revisão