RECONHECENDO A SITUAÇÃO DA PESQUISA EM ENFERMAGEM NA UNIVERSIDADE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v6i2.44922Palabras clave:
Teoria de sistemas, Pesquisa em enfermagem.Resumen
A necessidade de aprofundar o entendimento acerca das diversas relações que permeiam a pesquisa em Enfermagem motivou a elaboração desse trabalho. Com o objetivo de reconhecer a situação da pesquisa em Enfermagem de uma universidade pública, trabalhou-se com o enfoque da Teoria Geral de Sistemas (BERTALANFFY, 1977) para construir o contexto a partir da multiplicidade de informações disponíveis. A abordagem qualitativa permitiu observar e compreender como cada pesquisador e sua instituição vivenciam a realidade. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas gravadas com pesquisadores do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná e representantes do ensino e da pesquisa na Universidade e Setor de Ciências da Saúde. As entrevistas trouxeram respostas detalhadas quanto às carências, dificuldades e facilidades que os pesquisadores encontram em relação às diversas etapas da pesquisa, incluindo questões sobre fontes de informação e de fomento. Identificaram-se muitas expectativas e necessidades relativas ao assunto, facilitando a elaboração de um reconhecimento da situação contextualizado, capaz de instrumentalizar mudanças.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.




















