ENSINO DE ENFERMAGEM EM PORTUGAL: CONTRIBUTOS PARA A SUA HISTÓRIA

Autores

  • Felismina Rosa Parreira Mendes
  • Maria de Fátima Mantovani

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v14i2.15632

Palavras-chave:

Ensino, História, Prática profissional, Enfermagem, Teaching, History, Professional practice, Nursing, Enseñanza, Historia, Práctica profesional, Enfermería

Resumo

Trata-se de uma reflexão sobre o ensino de Enfermagem em Portugal. O objetivo foi identificar os marcos
históricos centrais da evolução do ensino de Enfermagem em Portugal até finais do século XX. A enfermagem neste país
nasceu sob o domínio da profissão médica e atrelada a hospitais, onde sempre esteve atrelada. Durante a maior parte do
século 20, foi encarada como profissão de abnegadas e submissas a desempenhar tarefas auxiliares do médico e com
formação em nível de ensino básico. Com a Revolução dos Cravos, em 1974, a profissão passou a ter três níveis, sendo
exigida maior escolaridade para frequentar o curso, com vistas a preparar enfermeiros para participarem do planejamento
do país. Com a criação da Ordem dos Enfermeiros, a enfermagem e o ensino ganharam estatuto e foram se autonomizando
do poder médico. Um outro passo decisivo nessa direção foi dado em 1999 quando o ensino de enfermagem se tornou,
definitivamente, de nível superior.

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Publicado

30-09-2009

Como Citar

Mendes, F. R. P., & Mantovani, M. de F. (2009). ENSINO DE ENFERMAGEM EM PORTUGAL: CONTRIBUTOS PARA A SUA HISTÓRIA. Cogitare Enfermagem, 14(2). https://doi.org/10.5380/ce.v14i2.15632

Edição

Seção

Reflexão