Comunicação ambiental: estratégias de mobilização socioparticipativa para educação, informação e integração da rede socioambiental APA SUL RMBH
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v22i0.20353Palavras-chave:
comunicação ambiental, mobilização socioparticipativa, redes sociaisResumo
O objetivo deste artigo é introduzir e analisar os modelos de comunicação utilizados na estruturaçãoda Rede Socioambiental no território da unidade de conservação da APA SUL RMBH, um ambienteque envolve questões polêmicas e interesses econômicos. Tais modelos almejam estabelecer diálogos ecompartilhar informações acerca dessa região de modo intersetorial, participativo, igualitário e dinâmico,enfatizando o caráter mobilizatório dos processos comunicativos. A definição de objetivos comuns, aproblematização participativa, a definição dos atores sociais e seus papéis, bem como o planejamentopara a maior eficiência do processo, emergem como estratégias de mobilização que se estruturam “com”e não “para” a sociedade. Nesse contexto, o usufruto e a consolidação de ferramentas de comunicaçãoefetivas, como, por exemplo, fóruns permanentes de debates, cartilha informacional, pesquisas sociais,formação de agentes locais inseridos em um modelo estrutural virtual e de alta tecnologia – Portal (ouSite) da Rede Socioambiental APA SUL RMBH – tornam-se base para a convocação dos propósitos comuns e o estabelecimento de redes sociais. A tecedura e o cruzamento dessas relações delineiam,então, um conjunto interligado de fatores complementares que regem a mobilização social nesse espaçode sociobiodiversidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.