IMPACTO DO ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL SOBRE O COMPORTAMENTO DE CÃES E DIGESTIBILIDADE DA DIETA EM CANIL EXPERIMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v25i3.69764Keywords:
bem-estar, experimentação, laboratórioAbstract
Cães de canis experimentais ficam alojados individualmente no período de experimentação, podendo causar assim, alguns problemas comportamentais, os quais prejudicam seu bem-estar. Com isso, uma ferramenta que pode ser utilizada para minimizar esses efeitos e melhorar o bem-estar dos animais é o enriquecimento ambiental. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar o comportamento de cães de canil experimental e a digestibilidade da dieta, com e sem enriquecimento ambiental. Foram utilizados oito cães adultos, os quais permaneceram 10 dias sem enriquecimento ambiental, seguidos por 10 dias com, totalizando 20 dias de experimento. O enriquecimento utilizado foi uma esfera oca, contendo furos, na qual o alimento era liberado conforme manipulação pelos cães. A dieta foi fornecida duas vezes ao dia. Foram realizados dois ensaios de digestibilidade, com a mesma dieta, sendo um no período sem enriquecimento e outro com. Cada ensaio de digestibilidade teve cinco dias de adaptação à dieta, seguido por cinco dias de coleta total de fezes. Foram observados os comportamentos dos cães durante o início e final de cada período. Houve aumento no tempo comendo (0,3% para 1,2%) e no comportamento exploratório (0,3% para 1,7%) dos cães no período que foi utilizado enriquecimento ambiental (P>0,05). Houve diminuição da coprofagia (1 vez para 0) no final do período que os animais estavam com enriquecimento (P<0,05). Os demais comportamentos não diferiram (P>0,05). Não houve diferença na digestibilidade da dieta mensurada sem e com enriquecimento (P>0,05). Com isso, o enriquecimento ambiental melhora alguns comportamentos, auxiliando no bem-estar de cães de canil experimental, sem interferir na mensuração da digestibilidade da dieta.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











