ISOLAMENTO DE Mycoplasma spp. NO TRATO REPRODUTIVO DE PEQUENOS RUMINANTES NO SEMIÁRIDO PARAIBANO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v22i2.39858Keywords:
caprinos, micoplasmas, ovinos, reprodução.Abstract
Pesquisou-se Mycoplasma spp. em amostras de suabes vaginais e prepuciais de 154 animais, sendo 61 caprinos e 93 ovinos, oriundos de quatro rebanhos localizados nos municípios de Patos, São José do Bonfim, São José de Princesa e Soledade, estado da Paraíba. Foram coletados dados sobre o históricoreprodutivo e realizado o exame específico do sistema genital. Não foram observadas lesões na genitália externa nos animais estudados. O isolamento do Mycoplasma spp. foi realizado em meio Hayflick modificado, líquido e sólido. Dentre as amostras analisadas, duas (1,3%) apresentaram crescimento de Mycoplasma spp., sendo uma na espécie caprina e outra em um ovino pertencentes a ao rebanho de Patos e São José do Bonfim, respectivamente. Confirmou-se a presença de Mycoplasma spp. no trato reprodutivo de pequenos ruminantes na região do semiárido paraibano, no entanto, não houve associação do isolamento de micoplasmas com lesões na genitália externa. O presente trabalho é o primeiro relato do isolamento deste agente em genitálias de caprinos e ovinos na região Nordeste do Brasil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











