UMA RARA OCORRÊNCIA DE TERATOMA BILATERAL EM BÚFALA – DESCRIÇÃO DE UM CASO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i1.41125Palavras-chave:
Amazônia, búfalo, neoplasia ovariana, teratoma, tumorResumo
O caso se refere a um estudo que avaliou n = 615 trato genital de fêmeas de búfalos abatidos num matadouro na cidade de Belém, Estado do Pará, Brasil, onde um caso de teratoma ovariano bilateral foi encontrado o que correspondeu a 0,16% de ocorrência de patologias totais. O teratoma é um tumor de células germinativas de ocorrência freqüente em animais domésticos, porém raro em bubalinos. Macroscopicamente, o tumor de ovário bilateral mostrou duas estruturas medindo 10 x 10 x 10 cm e 9 x 9 x 9 cm para a gonada direita e para a esquerda, respectivamente. Ambos mostraram uma superfície multilobulada de consistência firme que, ao corte mostrou cistos macro no interior do estroma ovários, o qual continha material estranho como cabelo e material de consistência pastosa acinzentada. Na análise histopatológica observou-se a presence de um tecido epitelial escamoso estratificado, glândulas sebáceas e cartilagens, como estruturas representativas do tumor, confirmando o diagnóstico de teratoma em ambos ovários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











