PADRONIZAÇÃO DO EXAME TERMOGRÁFICO NAS ARTICULAÇÕES DO CARPO E MATACARPOFALANGEANAS DE CAVALOS EM TREINAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v18i4.30181Palavras-chave:
medicina veterinária, clínica de equinos, termografiaResumo
A termografia é um exame por imagem que consiste em captar as radiações térmicas emitidas por um corpo ou objeto e as transformar num mapa térmico da temperatura superficial dos mesmos. Por ser uma técnica recente em medicina veterinária, e não existirem valores de referência quanto à temperatura de estruturas anatômicas e temperatura ambiente, seu uso é limitado. Como objetivo de determinar os valores de referência para temperatura da articulação do carpo e metacarpofalangeana do membro torácico direito (MTD), foram utilizados 45 equinos em treinamento da raça crioula, sadios, a temperatura foi aferida em dois períodos do dia (manhã e tarde). Foram também avaliados a correlação da variação da temperatura ambiente com as temperaturas da articulação do carpo MTD e MTE e a comparação da temperatura média das articulações metacarpofalangeana (MTD e MTE) articulação do carpo (MTD e MTE). As temperaturas para a articulação do carpo e articulação metacarpofalangeana apresentaram diferenças com a variação da temperatura ambiente. A comparação da temperatura média das articulações não demonstrou diferença significativa entre as temperaturas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.