EFEITO DO INTERVALO DE SECÇÃO SOBRE O ISOLAMENTO MECÂNICO DE FOLÍCULOS PRÉ-ANTRAIS DE CADELAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v17i1.22361Palavras-chave:
reprodução animal, biotecnologia reprodutiva, medicina veterináriaResumo
O propósito deste estudo foi avaliar a quantidade e a viabilidade de folículos pré-antrais isolados mecanicamente de ovários de cadelas em dois intervalos de secção diferentes. Ovários de fêmeas caninas (n=10) foram seccionados com o aparelho tissue chopper em intervalos de 250 e 500 µm. Para quantificação folicular utilizou-se o microscópio invertido e para análise de viabilidade e qualidade, optou-se pelo microscópio invertido com fluorescência, associando os corantes fluorescentes Hoechst e iodeto de propídeo ao pool de folículos isolados. O número de folículos isolados nas espessuras testadas não diferiu estatisticamente, sendo 25200 para o intervalo de 250 µm e 11000 para o intervalo de 500 µm (P=0,08). A viabilidade e a qualidade medidas pela integridade da membrana basal, e presença de células da granulosa apresentaram melhores resultados junto aos folículos isolados na espessura de 500 µm, concluindo que este intervalo preserva melhor os folículos pré antrais isolados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











