Impacto da Mídia na Confiança dos Contadores em Relação aos Trabalhos Desenvolvidos Pelos Auditores Diante de Escândalos Contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.17.97856

Palavras-chave:

Escândalos contábeis, Auditoria, Opinião pública

Resumo

Em meio ao contexto de fortalecimento do mercado de capitais brasileiro e sua crescente internacionalização, destaca-se o papel de asseguração promovido pelos auditores. Escândalos contábeis podem impactar na confiança para com os auditores. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o impacto dos escândalos contábeis na percepção da confiança dos trabalhos desenvolvidos pelos auditores contábeis. Além disso, esse estudo relacionou temas como auditoria, comunicação empresarial, ética, psicologia e jornalismo. A metodologia é quantitativa com uso de questionário misto com 28 perguntas divididas em dois blocos. A amostra foi de 82 indivíduos respondentes ao questionário. As perguntas visaram caracterizar a amostra e entender as opiniões dos respondentes acerca do auditor e a percepção da confiança dos respondentes após expô-los a notícias de escândalos contábeis que envolvessem direta ou indiretamente os profissionais de auditoria. O questionário foi aplicado via Google Forms. As respostas de múltipla escolha tiveram como base de mensuração a escala Likert, e houve respostas abertas para caracterização. A coleta foi realizada remotamente no período de 15 de setembro a 16 de dezembro de 2023. Os resultados indicam que a confiança do mercado (clientes e sociedade) é perdida à medida que empresas de auditoria se envolvem em escândalos econômicos de empresas. Os resultados apontam, ainda, a necessidade de meios para evitar o comportamento oportunista empresarial e, assim, evitar desgastar a confiabilidade do auditor enquanto profissional capacitado, qualificado, cético e independente.

Biografia do Autor

Ariellen Silva Muniz, Universidade Federal do Ceará

Bacharela em Ciências Contábeis

Naiara Leite dos Santos Sant’Ana, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Administração.

Professora do Departamento de Contabilidade da UFC.

Thicia Stela Lima Sampaio, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Administração e Controladoria

Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria

Maria Layane Silva Gomes, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Administração e Controladoria

Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria

Nélida Astezia Castro Cervantes, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciências Sociais

Professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará

Referências

Araujo, D. de S, Bazet, M. P. T, Soares, G. F, & Miranda, G. J. (2024). O caso Americanas: análise da fraude sob a ótica da teoria da agência. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, 29(1), 79–100. https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/81571

Bachmann, R. (2001). Trust, Power and Control in Trans-Organizational Relations. Organization Studies, 22(2), 337–365. https://doi.org/10.1177/0170840601222007

Bazalgette, C, Bévort, E, & Savino, J. (1992). L’Education aux medias dans le monde: Nouvelles orientations. BFI/CLEMI/UNESCO.

Beuren, I. M, & Longaray, A. A. (2006). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. Atlas.

Blikstein, I, Fernandes, M, & Coutinho, M. (2018). Fake news no mundo corporativo. GV-Executivo, 17(5), 22-25. https://periodicos.fgv.br/gvexecutivo/article/view/77337/74184

Brasel, K.R., Hatfield, R.C., Nickell, E.B. & Parsons, L.M. (2019). The effect of fraud risk assessment frequency and fraud inquiry timing on auditors’ skeptical judgments and actions. Accounting Horizons, 33(1), 1-15. https://doi.org/10.2308/acch-52349

Brasil. (2007). Lei n. 11.638, de 28 de dezembro de 2007. Altera e revoga dispositivos da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei no 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e estende às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras em Brasília, Diário Oficial da União. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11638.htm

Brasil. (2009). Lei nº 11.949, de 17 de junho de 2009. Dá nova redação à Lei no 10.304, de 5 de novembro de 2001, que transfere ao domínio dos Estados de Roraima e do Amapá as terras pertencentes à União e dá outras providências. Diário Oficial da União. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11949.htm

Brown, P, Beekes, W, & Verhoeven, P. (2010). Corporate governance, accounting and finance: A review. Accounting & Finance, 51(1), 96–172. https://doi.org/10.1111/j.1467- 629x.2010.00385.x

Campa, D., & Laguecir, A. (2025). The auditors and the media as central actors in accounting fraud and scandal. Critical Perspectives on Accounting, 102787. https://doi.org/10.1016/j.cpa.2024.102787

Campa, D., Quagli, A., & Ramassa, P. (2023). The roles and interplay of enforcers and auditors in the context of accounting fraud: a review of the accounting literature. Journal of Accounting Literature, 47(5), 151-183. https://doi.org/10.1108/JAL-07-2023-0134

Carvalho, L. N, & Pinho, R. C. de S. (2004). Auditoria: independência, estratégias mercadológicas e satisfação do cliente - um estudo exploratório sobre a região Nordeste. Revista Contabilidade & Finanças, 15(34), 23–33. https://doi.org/10.1590/s1519- 70772004000100002

Castro, R. L. C., Vasconcelos, J. P. B, & Dantas, J. A. (2017). Impactos das normas internacionais de auditoria nos relatórios dos auditores sobre as demonstrações financeiras dos bancos brasileiros. Revista Ambiente Contábil, 9(1), 1–20. https://doi.org/10.21680/2176- 9036.2017v9n1id7827

Cavalieri Filho, S. (2011). No Limiar do Século XXI. https://bdjur.stj.jus.br/jspui/bitstream/2011/163550/direito_consumidor_limiar_cavalieri.pdf

Chiavenato, I. (2015). Gerenciando com as Pessoas: Transformando o Executivo em um Excelente Gestor de Pessoas, (5ª ed.). Manole.

Clemente, M., & Gabbioneta, C. (2017). How does the media frame corporate scandals? The case of German newspapers and the Volkswagen diesel scandal. Journal of Management Inquiry, 26(3), 287-302. https://doi.org/10.1177/105649261668930

Cohen, J. R., Dalton, D. W., & Harp, N. L. (2017). Neutral and presumptive doubt perspectives of professional skepticism and auditor job outcomes. Accounting, Organizations and Society, 62(1), 1-20. https://doi.org/10.1016/j.aos.2017.08.003

Cooper, D. J., Dacin, T., & Palmer, D. (2013). Fraud in accounting, organizations and society: Extending the boundaries of research. Accounting, Organizations and Society, 38(6-7), 440-457. http://dx.doi.org/10.1016/j.aos.2013.11.001

Conselho Federal de Contabilidade. (2015). NBC TA Estrutura Conceitual para Trabalhos de Asseguração. https://www2.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx

Conselho Federal de Contabilidade (20l6). NBC TA 200: Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria. https://www2.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx

Cunha, C, & Melo, M. C. O. L. (2004). A confiança nas relações interorganizacionais. Organizações & Sociedade, 11(spe), 79–93. https://doi.org/10.1590/1984-9110006

Detzen, D. (2024). ‘A building of shame and disgrace’or ‘trial by media’? Media framing of KPMG Netherlands’ head office. Critical Perspectives on Accounting, 98, 102676. https://doi.org/10.1016/j.cpa.2023.102676

Ferreira, R. J. (2009). Manual de auditoria. Ferreira.

Fonseca, F. (2011). Mídia, poder e democracia: teoria e práxis dos meios de comunicação. Revista Brasileira de Ciência Política, (6), 41–69. https://doi.org/10.1590/S0103- 33522011000200003

Fukuyama, F. (1995). Trust: The Social Virtues and the Creation of Prosperity. Simon & Schuster.

Gao, X., Xu, W., & Li, D. (2025). Media coverage and managerial investment learning from stock markets: International evidence. Research in International Business and Finance, 76, 102862. https://doi.org/10.1016/j.ribaf.2025.102862

Gil, A. C. (2002). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Atlas.

Ghio, A., & Verona, R. (2015). Accounting harmonization in the BRIC countries: A common path? Accounting Forum, 39(2), 121-139. http://dx.doi.org/10.1016/j.accfor.2015.02.001

Healy, P. M, & Palepu, K. G. (2003). The fall of Enron. Journal of Economic Perspectives, 17(2), 3–26. https://doi.org/10.1257/089533003765888403

Jensen, M. C, & Meckling, W. H. (1994). The nature of man. Journal of Applied Corporate Finance, 7(2), 4–19. https://doi.org/10.1111/j.1745-6622.1994.tb00401.x

Jung. M. B. (2016). A Influência da Mídia na Opinião Pública. Dissertação de mestrado, Ciências da Comunicação, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, PT, Portugal. https://(Microsoft Word - Tese - Influ352 ncia da M355 dia.doc) (unl.pt)

Kassem, R. (2023). Investigating the black box of external audit practice: the paradox of auditors’ failure in detecting and reporting fraud. Journal of Accounting Literature, 45(2), 406-424. https://doi.org/10.1108/JAL-05-2022-0057

Lopes, M. I. V. (2003). Epistemologia da comunicação. Loyola.

Mendonça, M. M., Costa, F. M., Galdi, F. C., & Funchal, B. (2010). O impacto da Lei Sarbanes-Oxley (SOX) na qualidade do lucro das empresas brasileiras que emitiram ADRs. Revista Contabilidade & Finanças, 21(52), 1–24. https://doi.org/10.1590/s1519- 70772010000100004

Miranda, G. (2007). A história da evolução da mídia no Brasil e no mundo. [Monografia, Centro Universitário de Brasília]. https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/1265/2/20266495.pdf

Penna, J. O. M. (1997). O espírito das revoluções: da revolução gloriosa à revolução liberal. Vide.

Santos, J. C. de S, & Bezerra, F. A. (2022). Relação entre qualidade de auditoria e irregularidades contábeis e financeiras nas empresas brasileiras listadas na B3. Revista Contabilidade Vista & Revista, 34(1), 161-186. https://doi.org/10.22561/cvr.v34i1.7754

Silva, J. A. B. (2014). A expansão da teoria do agenda-setting em sistemas informativos da Web. Galáxia, 14(28), 262–273. https://doi.org/10.1590/1982-25542014216757

Thayer, L. (1968). Communication and Communication Systems. Irwin.

Thayer, L. (1973) Comunicação e Teoria da Organização. In DANCE, F. E. X. (Org.). Teoria da Comunicação Humana. Cultrix.

Yen, N. T. H., & Hung, N. X. (2025). The role of perceived information technology experience from the perspective of external auditors for satisfaction, continuance intention and continuance behavior. Cogent Business & Management, 12(1). https://doi.org/10.1080/23311975.2024.2448280

Zaman, R., Bahadar, S., Kayani, U.N. & Arslan, M. (2018), Role of media and independent directors in corporate transparency and disclosure: evidence from an emerging economy. Corporate Governance, 18(5), 858-885. https://doi.org/10.1108/CG-01-2018-0042

Downloads

Publicado

2025-10-28

Como Citar

Muniz, A. S., Sant’Ana, N. L. dos S., Sampaio, T. S. L., Gomes, M. L. S., & Cervantes, N. A. C. (2025). Impacto da Mídia na Confiança dos Contadores em Relação aos Trabalhos Desenvolvidos Pelos Auditores Diante de Escândalos Contábeis. RC&C: Revista De Contabilidade E Controladoria, 17. https://doi.org/10.5380/rcc.17.97856

Edição

Seção

Artigos