Ansiedade, burnout e desempenho acadêmico: qual a percepção de estudantes de ciências contábeis?
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.17.97403Resumo
O objetivo deste estudo consistiu em descrever a percepção de ansiedade, burnout e desempenho acadêmico dos estudantes do curso de ciências contábeis de uma universidade pública. O levantamento de dados foi realizado por meio de formulários eletrônicos utilizando o Google Forms. Com a coleta de dados, obteve-se um total de 187 respostas, sendo que esses dados foram analisados utilizando os softwares Microsoft Excel e o JASP. A maioria dos participantes tinha entre 17 e 25 anos, sendo em sua maioria mulheres. A maior parte dos respondentes não trabalha na área contábil e avaliaram seu desempenho com uma percepção geral positiva. No contexto do burnout, os estudantes relataram certa exaustão em relação à vida pessoal e aos estudos, mas a relação com professores e colegas não foi destacada como um fator condicionante de fadiga. Quanto à ansiedade, os participantes responderam vivenciar momentos ansiosos, com preocupações e nervosismo, porém também indicam experiências positivas de bem-estar e felicidade, além de uma tendência à fadiga frequente e à sensação de falta de descanso.
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