Ansiedade, burnout e desempenho acadêmico: qual a percepção de estudantes de ciências contábeis?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.17.97403

Resumo

O objetivo deste estudo consistiu em descrever a percepção de ansiedade, burnout e desempenho acadêmico dos estudantes do curso de ciências contábeis de uma universidade pública. O levantamento de dados foi realizado por meio de formulários eletrônicos utilizando o Google Forms. Com a coleta de dados, obteve-se um total de 187 respostas, sendo que esses dados foram analisados utilizando os softwares Microsoft Excel e o JASP. A maioria dos participantes tinha entre 17 e 25 anos, sendo em sua maioria mulheres. A maior parte dos respondentes não trabalha na área contábil e avaliaram seu desempenho com uma percepção geral positiva. No contexto do burnout, os estudantes relataram certa exaustão em relação à vida pessoal e aos estudos, mas a relação com professores e colegas não foi destacada como um fator condicionante de fadiga. Quanto à ansiedade, os participantes responderam vivenciar momentos ansiosos, com preocupações e nervosismo, porém também indicam experiências positivas de bem-estar e felicidade, além de uma tendência à fadiga frequente e à sensação de falta de descanso.

Biografia do Autor

Ana Clara Luiz Belão, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá

Endereço: Av. Colombo, 5790 - Zona 7, Bloco B12

CEP: 87.020-900 – Maringá / PR-Brasil

E-mail: ra118156@uem.br

Orcid: em elaboração

Juliane Andressa Pavão, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná

Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá

Endereço: Av. Colombo, 5790 - Zona 7, Bloco B12

CEP: 87.020-900 – Maringá / PR-Brasil

E-mail: julianepavao@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7842-0529

Kerla Mattiello, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas

Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá

Endereço: Av. Colombo, 5790 - Zona 7, Bloco B12

CEP: 87.020-900 – Maringá / PR-Brasil

E-mail: m_kerla@yahoo.com.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1318-9792

Roberto Rivelino Martins Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas

Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá

Endereço: Av. Colombo, 5790 - Zona 7, Bloco B12

CEP: 87.020-900 – Maringá / PR-Brasil

E-mail: rivamga@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1908-1811

Referências

Biaggio, A. M. B., Natalício, L., & Spielberger, C. D. (1977). Desenvolvimento da forma experimental em português do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) de Spielberger. Arquivos brasileiros de psicologia aplicada, 29(3), 31-44.

Campos, J. A. D. B., Carlotto, M. S., & Marôco, J. (2013). Copenhagen Burnout Inventory-student version: adaptation and transcultural validation for Portugal and Brazil. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26, 87-97.

Carvalho, A. P. L., & Mameri-Trés, L. M. A. (2023). Burnout na prática clínica. Barueri: Editora Manole.

Castillo, A. R. G., Recondo, R., Asbahr, F. R., & Manfro, G. G. (2000). Transtornos de ansiedade. Brazilian Journal of Psychiatry, 22, 20-23.

da Silveira, R. B. F., Magalhaes, E. F., Guerra, C. H. W., Soares, A. C. R., Arcanjo, B. L. F., da Silveira, I. B. F., ... & Silvério, V. A. (2024). Ansiedade e estresse como fatores que afetam o desempenho academico dos estudantes de enfermagem do centro universitario de Caratinga. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 24, e15597-e15597.

Fineburg, A. (2009). Academic achievement. The encyclopedia of positive psychology, 1, 4-6.

Fioravanti, A. C. M., de Faria Santos, L., Maissonette, S., de Mello Cruz, A. P., & Landeira-Fernandez, J. (2006). Avaliação da estrutura fatorial da Escala de Ansiedade-Traço do IDATE. Avaliação Psicológica, 5(2), 217-224.

Forlenza, O. V., & Miguel, E. C. (2012). Compêndio de Clínica Psiquiátrica. Barueri: Editora Manole.

Gama, M. M. A., Moura, G. S., Araújo, R. F., & Teixeira-Silva, F. (2008). Ansiedade-traço em estudantes universitários de Aracaju (SE). Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, 30, 19-24.

Genari, C. H. M. (2006). Motivação no contexto escolar e desempenho acadêmico. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Justino, J. M. A., Farias, E. G., Batista, J. B. C., & Barros, R. M. J. B. (2019). Ansiedade no âmbito acadêmico: um estudo com discentes do curso de ciências contábeis de uma instituição privada. RIC, 13(4), 32.

Kaipper, M. B. (2008). Avaliação do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) através da análise de Rasch. 2008. Dissertação de Mestrado em Ciências Médicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Kristensen, T. S., Borritz, M., Villadsen, E., & Christensen, K. B. (2005). The Copenhagen Burnout Inventory: A new tool for the assessment of burnout. Work & stress, 19(3), 192-207.

Lima, G. A., Meurer, A. M., Lopes, I. F., & Antonelli, R. A. (2021). Síndrome de Burnout, ansiedade, desempenho acadêmico e características autodeclaradas de estudantes da área de negócios. Race: revista de administração, contabilidade e economia, 20(3), 2.

Lopes, J. M., Oliveira, E. B., da Nóbrega, N. K. B., & de Oliveira Fermoseli, A. F. (2019). Ansiedade x desempenho acadêmico: uma análise entre estudantes universitários. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, 5(2), 137-137.

Macedo, F. C. D. O., Monteiro, A. O., & Vieira, D. J. O. (2022). Universidade e território: ensino superior e desenvolvimento regional no Brasil do século XXI. Brasília: IPEA.

Marôco, J., & Assunção, H. (2020). Envolvimento e burnout no ensino superior em Portugal. In 13º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde–Actas (pp. 399-407). Edições ISPA.

Maslach, C., Schaufeli, W. B., & Leiter, M. P. (2001). Job burnout. Annual review of psychology, 52(1), 397-422.

Ministério Da Saúde. 2023. Síndrome de Burnout. Recuperado em 04 de agosto de 2023, de https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sindrome-de-burnout

Miranda, G. J., da Silva Lemos, K. C., de Oliveira, A. S., & Ferreira, M. A. (2015). Determinantes do desempenho acadêmico na área de negócios. Revista Meta: Avaliação, 7(20), 175-209.

Mori, M. O., Valente, T. C. O., & Nascimento, L. F. C. (2012). Síndrome de Burnout e rendimento acadêmico em estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, 36(4), 536-540.

OMS (2022). Organização Mundial da Saúde. Recuperado em 29 de abril de 2025, de https://www.who.int/

Prata, T. S. C., Calcides, D. A. P., Vasconcelos, E. L., Carvalho, A. A., Melo, E. V. D., & Oliva-Costa, E. F. D. (2021). Prevalence of Burnout Syndrome and associated factors in medical students under different educational models. Revista da Associação Médica Brasileira, 67(5), 667-674.

Rebelatto, F. D. C., Herber, E. T., Antonelli, R. A., & de Barros, S. P. (2025). Estresse e síndrome de burnout em acadêmicos do curso de ciências contábeis. Aracê, 7(4). DOI: 10.56238/arev7n4-241. Recuperado em 30 de abril de 2025, de: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/4612.

Reis, C. F., Miranda, G. J., & Freitas, S. C. (2017). Ansiedade e desempenho acadêmico: Um estudo com alunos de Ciências Contábeis. Advances in Scientific and Applied Accounting, 10, 319-333.

Rezende, M. S. D. (2016). Stress e desempenho acadêmico na pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis no Brasil. (Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Uberlândia). Universidade Federal de Uberlândia. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.601

Sadock, B. J., Sadock, V. A., & Ruiz, P. (2017). Compêndio de psiquiatria. Porto Alegre: Grupo A.

Santos, N. de A. (2012). Determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de ciências contábeis. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Sañudo, J. E. P., Caballero Domínguez, C. C., González Gutiérrez, O., Gravini Gómez, M., & Contreras Santos, K. P. (2012). Relación del burnout y las estrategias de afrontamiento con el promedio académico en estudiantes universitarios. Universitas Psychologica, 11(2), 535-544.

Soares, A. B., & Martins, J. S. R. (2010). Ansiedade dos estudantes diante da expectativa do exame vestibular. Paidéia, 20, 57-62.

Teixeira, M. A. P., Dias, A. C. G., Wottrich, S. H., & Oliveira, A. M. (2008). Adaptação à universidade em jovens calouros. Psicologia escolar e educacional, 12, 185-202.

Vieira, S. S. da C., dos Santos Alves, F. J., & Succar, F. S. (2012). Análise do nível de estresse do profissional de Contabilidade. Revista Contemporânea de Contabilidade, 9(18), 103-118.

Downloads

Publicado

2025-08-05

Como Citar

Belão, A. C. L., Pavão, J. A., Mattiello, K., & Martins Ribeiro, R. R. (2025). Ansiedade, burnout e desempenho acadêmico: qual a percepção de estudantes de ciências contábeis?. RC&C: Revista De Contabilidade E Controladoria, 17. https://doi.org/10.5380/rcc.17.97403

Edição

Seção

Artigos