Precificação no Contexto das Micro e Pequenas Empresas (MPEs): Podemos Sofisticar ou Ainda Pecamos no Básico?
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v14i3.84458Palavras-chave:
MPEs, Formação do Preço de Venda, Prática gerencial, Comércio Varejista.Resumo
A precificação de produtos, mercadorias e serviços, apesar de ser uma temática consolidada na academia, representa um desafio para os empresários, principalmente, no contexto das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Esse estudo tem por objetivo identificar os critérios e estratégias utilizados na precificação, na perspectiva gerencial. Secundariamente, foi verificado se tais critérios e estratégias estão associados as características do empresário. Para fundamentar esse estudo, adotou-se como referencial os três processos que embasam a definição de preços defendidos por Bruni e Famá (2019) (custos, consumidor ou concorrência) e a Teoria de Escalões Superiores de Hambrick e Mason (1984). Os resultados revelam que a principal dificuldade encontrada pelos gestores de MPEs na definição de preço de venda é a mensuração dos custos. Assim, o fator que mais influencia os preços é o valor de mercado, ficando o custo das mercadorias e serviços em segundo plano no processo de precificação. Apesar de, a maioria afirmarem não utilizar nenhum método de custeio, intuitivamente, os empresários utilizam algum método, mas o desconhecem ou o usam de maneira inadequada. No que tange as características dos gestores que impactam nas decisões estratégicas relativas à precificação, verificou-se a existência de associação preponderante entre as variáveis Faixa Etária e Formação do Empresário em gestão, corroborando com a TES de que as características pessoais influenciam as interpretações das situações que os gestores de topo enfrentam ao tomar decisões. Os achados podem contribuir para o avanço das pesquisas sobre MPEs, bem como, para a promoção de políticas públicas locais, com foco na capacitação sobre precificação, mensuração de custos e avaliação mercadológica.
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