Precificação no Contexto das Micro e Pequenas Empresas (MPEs): Podemos Sofisticar ou Ainda Pecamos no Básico?

Autores

  • Érica Fernanda da Silva Purificação Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó
  • Silas da Silva Neves Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó
  • Rafael Todescato Cavalheiro Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-3468-5357
  • Glaucy Pereira de Mello Conceição Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v14i3.84458

Palavras-chave:

MPEs, Formação do Preço de Venda, Prática gerencial, Comércio Varejista.

Resumo

A precificação de produtos, mercadorias e serviços, apesar de ser uma temática consolidada na academia, representa um desafio para os empresários, principalmente, no contexto das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Esse estudo tem por objetivo identificar os critérios e estratégias utilizados na precificação, na perspectiva gerencial. Secundariamente, foi verificado se tais critérios e estratégias estão associados as características do empresário. Para fundamentar esse estudo, adotou-se como referencial os três processos que embasam a definição de preços defendidos por Bruni e Famá (2019) (custos, consumidor ou concorrência) e a Teoria de Escalões Superiores de Hambrick e Mason (1984). Os resultados revelam que a principal dificuldade encontrada pelos gestores de MPEs na definição de preço de venda é a mensuração dos custos. Assim, o fator que mais influencia os preços é o valor de mercado, ficando o custo das mercadorias e serviços em segundo plano no processo de precificação. Apesar de, a maioria afirmarem não utilizar nenhum método de custeio, intuitivamente, os empresários utilizam algum método, mas o desconhecem ou o usam de maneira inadequada. No que tange as características dos gestores que impactam nas decisões estratégicas relativas à precificação, verificou-se a existência de associação preponderante entre as variáveis Faixa Etária e Formação do Empresário em gestão, corroborando com a TES de que as características pessoais influenciam as interpretações das situações que os gestores de topo enfrentam ao tomar decisões. Os achados podem contribuir para o avanço das pesquisas sobre MPEs, bem como, para a promoção de políticas públicas locais, com foco na capacitação sobre precificação, mensuração de custos e avaliação mercadológica.

Biografia do Autor

Érica Fernanda da Silva Purificação, Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó

Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC).

Silas da Silva Neves, Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC).

Rafael Todescato Cavalheiro, Universidade de São Paulo

Doutorando em Controladoria e Contabilidade (USP), Mestre em Agronegócios - UFGD, Pós-graduação em Gestão de Pessoas - UCDB, Graduação em Ciências Contábeis - UFGD. Atualmente é Professor do curso de Ciências Contábeis na Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó - FETAC e Professor Tutor na EaD da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Glaucy Pereira de Mello Conceição, Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002). Especialização em Contabilidade Gerencial no Agronegócio pela UFMS (2004). Especialização em Cooperativismo de Crédito pela Unigran (2013). Tem experiência na área de Cooperativismo de Crédito. Atualmente é professora efetiva da Faculdade de Educação Tecnologia e Administração de Caarapó - Fetac.

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Publicado

2022-12-24

Como Citar

Purificação, Érica F. da S., Neves, S. da S., Cavalheiro, R. T., & Conceição, G. P. de M. (2022). Precificação no Contexto das Micro e Pequenas Empresas (MPEs): Podemos Sofisticar ou Ainda Pecamos no Básico?. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 14(3). https://doi.org/10.5380/rcc.v14i3.84458