A Semelhança do Conteúdo dos Principais Assuntos de Auditoria: Um Estudo nas Instituições Bancárias Listadas na B3
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v14i2.83205Palavras-chave:
Contabilidade, Auditoria, Principais Assuntos de AuditoriaResumo
A NBC TA 701 trata da responsabilidade do auditor em comunicar quais são os Principais Assuntos de Auditoria (PAAs) e porque eles são relevantes. Dessa forma, o presente estudo pretende analisar se o conteúdo dos PAAs das instituições bancárias apresenta semelhanças diante da adoção da NBC TA 701. Para isso, foram analisados os relatórios dos auditores evidenciados no período de 2016 a 2019 de instituições bancárias brasileiras listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3), e listadas nos níveis de governança corporativa Novo Mercado (NM) ou Nível 1 (N1). Utilizou-se o ATLAS.ti 8® para efetuar a técnica de Análise de Conteúdo, buscando identificar as categorias por meio do processo de codificação aberta e axial nos registros dos PAAs. Após isso, foi utilizado o CopySpider para verificar a semelhança da redação nos relatórios dos auditores, e a Análise Crítica do Discurso (ACD) para captar os sinônimos e alterações no ordenamento das palavras. Os resultados evidenciaram que os PAAs mais frequentes no relatório dos auditores foram: PECLD, Provisões e Passivos Contingentes, Crédito Tributário e Ambiente de Tecnologia da Informação. Além disso, verificou-se uma alta semelhança entre a redação dos relatórios comparados por ano, de uma mesma empresa. Ao comparar a redação dos relatórios entre as empresas do estudo, essa semelhança não foi observada. O estudo contribui para a literatura ao verificar que os relatórios dos auditores de uma mesma empresa, quando comparado por ano, não apresentam as alterações necessárias no conteúdo da PAA. No entanto, as redações dos PAAs variam de empresa para empresa, embora sejam auditadas por empresas em comum.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem ao periódico RC&C., o direito de primeira publicação, com a obra simultaneamente licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, mesmo comercial) por qualquer pessoa.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais, separadamente, para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicada no periódico (por exemplo, publicando em um repositório institucional ou como um capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no periódico. Além disso, os autores estão autorizados e são encorajados a distribuir seus artigos publicados on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou acadêmicos ou em páginas pessoais).