Relações entre Sustentabilidade Corporativa e Desempenho Organizacional sob a Ótica dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v14i2.83204Palavras-chave:
Sustentabilidade Corporativa, Desempenho Organizacional, Objetivos do Desenvolvimento SustentávelResumo
O presente estudo teve como objetivo verificar como a sustentabilidade corporativa das companhias brasileiras de capital aberto está relacionada a seu desempenho organizacional. Neste intuito, por meio da técnica de análise de conteúdo aplicada nos 281 relatórios de sustentabilidade das 100 empresas integrantes da amostra no período de 2016 a 2019, foi possível constituir a variável referente à sustentabilidade corporativa, como também aquelas que remetem ao desempenho organizacional não financeiro. A parte financeira do desempenho organizacional foi representada por indicadores anteriormente abordados na literatura. Afim de testar as relações entre o desempenho organizacional e a sustentabilidade corporativa, as empresas foram classificadas em grupos de acordo com seu grau de sustentabilidade corporativa (GSC) apresentado. Posteriormente realizou-se o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis, o qual indicou a existência de diferença estatisticamente significativa entre as medianas dos grupos, o delineamento desta relação foi constatado por meio de gráficos boxplot. Os resultados encontrados sugerem uma associação positiva entre o GSC da empresa e o seu desempenho organizacional, seja na vertente financeira ou não financeira. Apenas para as variáveis ROA e ROE não foi constatada diferença significativa entre o desempenho e a sustentabilidade. Este trabalho contribui para a literatura na área da avaliação de desempenho estendendo o olhar para além dos aspectos econômicos e financeiros. Outro ponto de destaque está na inserção dos ODS como parâmetros para mensuração da sustentabilidade corporativa nas empresas brasileiras de capital aberto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.