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REPUTAÇÃO CORPORATIVA E RISCO DE MERCADO: EVIDÊNCIAS NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO

Ane Caroline Kielt Tomachevski, Flávio Ribeiro, Marines Taffarel

Resumo


A reputação corporativa vem atraindo considerável atenção dos investidores, seu valor é relevante, uma vez que há indícios em que empresas com elevado nível de reputação melhoram seus valores de mercado. Diante desse contexto, o objetivo da presente pesquisa consistiu em analisar se a reputação corporativa influencia o risco de mercado de companhias de capital aberto no Brasil, no período de 2010 a 2018. Diante disso, em seus aspectos metodológicos, quanto aos objetivos o presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva. Quanto aos procedimentos são bibliográficos e documentais. Os dados foram coletados e tratados por meio de método quantitativo, coletados durante o primeiro trimestre de 2019, parâmetro fundamental para definir a amostra da pesquisa, formada por 59 empresas de capital aberto sediadas no Brasil. Como técnicas de análise dos dados foram utilizadas a análise descritiva e a análise da regressão com dados em painel. Para a análise de dados em painel, foram utilizados como variável independente: Reputação corporativa, Retorno do Ativo e Endividamento da Empresa. Os resultados da pesquisa mostraram relação positiva e significativa entre as variáveis reputação corporativa e o risco de mercado. Estes achados, corroboram os resultados obtidos na pesquisa de Tristiarini, Utomo e Setiawant (2019), que indicam que empresas com maior risco tendem a apresentar elevados níveis de reputação em comparação com as empresas que apresentam menores riscos.

Palavras-chave


Reputação Corporativa, Risco de mercado, Coeficiente Beta.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v13i3.78658