REPUTAÇÃO CORPORATIVA E RISCO DE MERCADO: EVIDÊNCIAS NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v13i3.78658

Palavras-chave:

Reputação Corporativa, Risco de mercado, Coeficiente Beta.

Resumo

A reputação corporativa vem atraindo considerável atenção dos investidores, seu valor é relevante, uma vez que há indícios em que empresas com elevado nível de reputação melhoram seus valores de mercado. Diante desse contexto, o objetivo da presente pesquisa consistiu em analisar se a reputação corporativa influencia o risco de mercado de companhias de capital aberto no Brasil, no período de 2010 a 2018. Diante disso, em seus aspectos metodológicos, quanto aos objetivos o presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva. Quanto aos procedimentos são bibliográficos e documentais. Os dados foram coletados e tratados por meio de método quantitativo, coletados durante o primeiro trimestre de 2019, parâmetro fundamental para definir a amostra da pesquisa, formada por 59 empresas de capital aberto sediadas no Brasil. Como técnicas de análise dos dados foram utilizadas a análise descritiva e a análise da regressão com dados em painel. Para a análise de dados em painel, foram utilizados como variável independente: Reputação corporativa, Retorno do Ativo e Endividamento da Empresa. Os resultados da pesquisa mostraram relação positiva e significativa entre as variáveis reputação corporativa e o risco de mercado. Estes achados, corroboram os resultados obtidos na pesquisa de Tristiarini, Utomo e Setiawant (2019), que indicam que empresas com maior risco tendem a apresentar elevados níveis de reputação em comparação com as empresas que apresentam menores riscos.

Biografia do Autor

Ane Caroline Kielt Tomachevski, Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Flávio Ribeiro, Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro)

Doutor em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná. Mestre emContabilidade pela Universidade Federal do Paraná. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).

Marines Taffarel, Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro)

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis (UNICENTRO), campus de Irati.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Tomachevski, A. C. K., Ribeiro, F., & Taffarel, M. (2021). REPUTAÇÃO CORPORATIVA E RISCO DE MERCADO: EVIDÊNCIAS NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 13(3). https://doi.org/10.5380/rcc.v13i3.78658