Os Princípios da Governança Corporativa: O Enfoque Dado pelas Empresas Listadas na B3
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v13i1.75295Palavras-chave:
Governança Corporativa, Princípios, Companhias de Capital AbertoResumo
O objetivo desta pesquisa consiste em identificar qual(is) o(s) princípio(s) de Governança corporativa as empresas brasileiras de capital aberto listadas na B3 priorizam em suas ações corporativas. Para tanto, elaborou-se uma métrica composta por 21 questões, alocadas nos quatro princípios da Governança Corporativa: Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa. A amostra do estudo consistiu em 434 companhias de capital aberto listadas na B3 no ano de 2018. Foi constatado que a Responsabilidade Corporativa é o princípio mais publicizado entre as empresas da amostra e que a Transparência e Equidade obtiveram o mesmo escore empatados com as menores médias gerais da métrica. Busca-se contribuir com a literatura ao focalizar as práticas das companhias listadas na B3 e que se relacionam com os princípios de governança; com as empresas pela possibilidade de atrair investidores ao demonstrarem o resguardo dos princípios da governança; com stakeholders ao tomarem conhecimento da tentativa empresarial de redução da assimetria informacional; e aos órgãos de controle que poderão investigar e implementar medidas nas lacunas das práticas, para que abusos empresarias possam ser impedidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria são disponibilizados sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento e a distribuição dos trabalhos, desde que sejam devidamente atribuídos à autoria e à fonte original, não sejam utilizados para fins comerciais e não sejam realizadas modificações ou adaptações no conteúdo original.







