Os Princípios da Governança Corporativa: O Enfoque Dado pelas Empresas Listadas na B3
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v13i1.75295Palavras-chave:
Governança Corporativa, Princípios, Companhias de Capital AbertoResumo
O objetivo desta pesquisa consiste em identificar qual(is) o(s) princípio(s) de Governança corporativa as empresas brasileiras de capital aberto listadas na B3 priorizam em suas ações corporativas. Para tanto, elaborou-se uma métrica composta por 21 questões, alocadas nos quatro princípios da Governança Corporativa: Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa. A amostra do estudo consistiu em 434 companhias de capital aberto listadas na B3 no ano de 2018. Foi constatado que a Responsabilidade Corporativa é o princípio mais publicizado entre as empresas da amostra e que a Transparência e Equidade obtiveram o mesmo escore empatados com as menores médias gerais da métrica. Busca-se contribuir com a literatura ao focalizar as práticas das companhias listadas na B3 e que se relacionam com os princípios de governança; com as empresas pela possibilidade de atrair investidores ao demonstrarem o resguardo dos princípios da governança; com stakeholders ao tomarem conhecimento da tentativa empresarial de redução da assimetria informacional; e aos órgãos de controle que poderão investigar e implementar medidas nas lacunas das práticas, para que abusos empresarias possam ser impedidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.