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POR QUE OS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FALTAM? OBSTÁCULOS QUE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ENFRENTAM PARA A CONCLUSÃO DO CURSO

Eduarda Carim dos Santos Trauthman, Sonia Raifur Kos

Resumo


A assimilação dimensionaria dos fundamentos do absenteísmo, aqui em específico o acadêmico e as suas correlações no cotidiano universitário, tem se mostrado uma demanda de interesse crescente dentro das instituições de ensino superior. O presente estudo tem como objetivo a discussão a respeito dos motivos relacionados ao absenteísmo acadêmico no curso de graduação de Ciências Contábeis na Universidade Estadual do Centro-Oeste. A amostra é formada por 178 alunos, os quais participaram da pesquisa de forma voluntária, respondendo o questionário formado por 20 questões sendo 16 retiradas de outras pesquisas e 4 foram sugeridas nesse estudo, de forma presencial, durante o horário de aula. O tratamento dos dados foi feito por meio de Estatística Descritiva, por meio da qual foi possível conhecer o perfil dos respondentes, bem como a opinião dos mesmos quanto aos motivos que causam absenteísmo acadêmico. Também foi utilizada a Análise Fatorial - Análise de Componentes Principais, a qual gerou os seguintes constructos: Financeiro e Familiar; Materiais e Métodos; Trabalho; Doenças e Imprevistos. Os resultados indicam que o que desencadeia o absenteísmo está centralizado principalmente nas questões apresentadas como “Trabalhar no contra turno das aulas”, “Cansaço causado pelo trabalho”, “Imprevistos de última hora”, “Baixa motivação acadêmica”, “Ficar em casa para realizar trabalhos”, “Ficar e estudar para a avaliação” e “Morte de familiares e amigos”. Quanto aos constructos, tem-se as seguintes médias: Trabalho 3,17; Doenças e Imprevistos: 2,86; Materiais e Métodos: 2,29 e Financeiro e Familiar: 2,19, ou seja, os alunos faltam, entre outros motivos, em decorrência de fatores relacionados a trabalho, imprevistos de última hora e baixa motivação acadêmica.

Palavras-chave


Ciências Contábeis; Absenteísmo; Acadêmicos

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v11i3.71669