ÍNDICE DE SENTIMENTO DO INVESTIDOR NO MERCADO DE AÇÕES BRASILEIRO

Autores

  • Bruna Thaísa Braga Nogueira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Bruna Camargos Avelino Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ana Carolina Vasconcelos Colares
  • Daniel Eustáquio Assis dos Reis

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v12i3.71338

Resumo

Na teoria clássica de finanças, assume-se que os efeitos das decisões de agentes não racionais são rapidamente eliminados pela atividade de agentes racionais, impedindo a persistência de desvios injustificados nos preços das ações. Nessa abordagem, o sentimento do investidor não é considerado um fator relevante. Em contrapartida, as finanças comportamentais sugerem que a influência de vieses cognitivos sobre os agentes geram padrões significativos no mercado e não explicados pelos fundamentos. Desse modo, o principal objetivo deste trabalho foi construir um índice de sentimento do investidor para o mercado brasileiro, no período de 2008 a 2017. A amostra foi composta por 150 empresas não-financeiras com ações negociadas na B3 e que atenderam a um critério mínimo de liquidez em bolsa. A técnica estatística utilizada foi a Análise de Componentes Principais, selecionando-se cinco proxies já empregadas em estudos anteriores: turnover das ações, quantidade de IPOs, percentual de ações nas novas emissões, prêmio de dividendos e proporção de baixas e altas. A evolução do índice de sentimento construído mostrou-se condizente com os momentos econômicos no país, embora as variáveis turnover e proporção de baixas e altas tenham apresentado sinal diferente do esperado. Posteriormente, realizou-se uma análise de correlação entre o índice de sentimento e o Ibovespa. Constatou-se uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre as duas variáveis, indicando que altos (baixos) níveis de sentimento são parcialmente acompanhados de tendências de subida (queda) no Ibovespa.

Biografia do Autor

Bruna Thaísa Braga Nogueira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bruna Camargos Avelino, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP)

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da UFMG

Ana Carolina Vasconcelos Colares

Doutoranda e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Assistente do Departamento de Contabilidade da PUC Minas

Daniel Eustáquio Assis dos Reis

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil

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Publicado

2021-02-09

Como Citar

Nogueira, B. T. B., Avelino, B. C., Colares, A. C. V., & Reis, D. E. A. dos. (2021). ÍNDICE DE SENTIMENTO DO INVESTIDOR NO MERCADO DE AÇÕES BRASILEIRO. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 12(3). https://doi.org/10.5380/rcc.v12i3.71338