Atitude em relação aos Ensino de Disciplinas de Estatística no Curso de Ciências Contábeis.
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v11i1.64395Resumo
Este trabalho se propôs a identificar quais fatores influenciam a atitude acadêmica de estudantes do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais em relação às disciplinas de Estatística. Para o alcance do objetivo, foi realizado um estudo quantitativo e qualitativo, com a aplicação de questionários a 93 estudantes do mencionado curso, englobando a Escala de Atitudes Perante a Estatística (SATS), que apresenta quatro dimensões da atitude: afetividade, competência cognitiva, dificuldade e valor. Os resultados da pesquisa foram analisados por meio de análise qualitativa, análise descritiva, teste de correlação e testes de diferença de média: teste T de Student e teste F (Anova). Foi aplicado, primeiramente, o teste de Shapiro-Francia, verificando a distribuição normal das variáveis, para então optar-se por testes paramétricos ou não paramétricos. Em um segundo momento, foi realizada a análise de correlação e verificado que todas as dimensões da atitude apresentam forte correlação entre si, ao nível de 95% de confiança. Dentre as características demográficas, observou-se, de forma geral, que o gênero foi a única característica pessoal dos alunos que influenciou a atitude em relação às disciplinas de Estatística, em que alunos do sexo masculino apresentaram maior atitude. As demais características analisadas não representaram fatores preponderantes nos estudantes em relação à atitude perante a Estatística.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







