Atitude em relação aos Ensino de Disciplinas de Estatística no Curso de Ciências Contábeis.
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v11i1.64395Resumo
Este trabalho se propôs a identificar quais fatores influenciam a atitude acadêmica de estudantes do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais em relação às disciplinas de Estatística. Para o alcance do objetivo, foi realizado um estudo quantitativo e qualitativo, com a aplicação de questionários a 93 estudantes do mencionado curso, englobando a Escala de Atitudes Perante a Estatística (SATS), que apresenta quatro dimensões da atitude: afetividade, competência cognitiva, dificuldade e valor. Os resultados da pesquisa foram analisados por meio de análise qualitativa, análise descritiva, teste de correlação e testes de diferença de média: teste T de Student e teste F (Anova). Foi aplicado, primeiramente, o teste de Shapiro-Francia, verificando a distribuição normal das variáveis, para então optar-se por testes paramétricos ou não paramétricos. Em um segundo momento, foi realizada a análise de correlação e verificado que todas as dimensões da atitude apresentam forte correlação entre si, ao nível de 95% de confiança. Dentre as características demográficas, observou-se, de forma geral, que o gênero foi a única característica pessoal dos alunos que influenciou a atitude em relação às disciplinas de Estatística, em que alunos do sexo masculino apresentaram maior atitude. As demais características analisadas não representaram fatores preponderantes nos estudantes em relação à atitude perante a Estatística.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem ao periódico RC&C., o direito de primeira publicação, com a obra simultaneamente licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, mesmo comercial) por qualquer pessoa.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais, separadamente, para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicada no periódico (por exemplo, publicando em um repositório institucional ou como um capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no periódico. Além disso, os autores estão autorizados e são encorajados a distribuir seus artigos publicados on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou acadêmicos ou em páginas pessoais).