Desempenho Econômico-Financeiro e o Grau de Internacionalização de Empresas Listadas no Novo Mercado da B3
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v10i2.62879Palavras-chave:
Desempenho Econômico-Financeiro, Governança Corporativa, Internacionalização.Resumo
O objetivo deste estudo é analisar a relação entre o grau de internacionalização e o desempenho econômico-financeiro das empresas listadas no Novo Mercado da B3. Para atendimento ao objetivo deste estudo, será estabelecido um ranking das empresas conforme seu grau de internacionalização por meio do Índice de Transnacionalização da Unctad (1995) e, outro ranking do desempenho econômico-financeiro baseado na seleção de 12 indicadores, por meio do método TOPSIS. Este estudo retrata que as empresas listadas no Novo Mercado estão sujeitas a um maior nível de exigência de governança corporativa e, adicionalmente, traz à tona o avanço da diversidade em investimentos no exterior que resulta na experiência de mercado, sobretudo internacional. Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa. Foram coletados dados históricos do conjunto das demonstrações contábeis publicadas, referente aos períodos de 2010 a 2014. Este estudo proporcionou análise de empresas que estabelecem melhores práticas de gestão, congregam experiência no mercado internacional e uma propensão de vantagem competitiva. No entanto, os resultados obtidos por meio da correlação de Kendall, entre os dois rankings, indicam que não há relação entre o grau de internacionalização com o desempenho econômico-financeiro no período analisado. Ainda assim, constata-se que empresas com maior grau de internacionalização não apresentam, necessariamente, maior desempenho sobre as demais e que, organizações não internacionalizadas ou com baixo grau de internacionalização, tenham desempenho satisfatório ou até maior em relação as outras. Dentre as 3 variáveis que determinaram o grau de internacionalização das empresas, a saber: a proporção de empregados no exterior, receitas de exportação e ativos no exterior, esta última foi a mais significativa nesta pesquisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem ao periódico RC&C., o direito de primeira publicação, com a obra simultaneamente licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, mesmo comercial) por qualquer pessoa.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais, separadamente, para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicada no periódico (por exemplo, publicando em um repositório institucional ou como um capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no periódico. Além disso, os autores estão autorizados e são encorajados a distribuir seus artigos publicados on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou acadêmicos ou em páginas pessoais).