Análise da Classificação dos Empréstimos e Financiamentos em curto e longo prazo: um estudo das Demonstrações Intermediárias.
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v10i3.60728Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a classificação dos empréstimos e financiamentos das empresas listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa, em curto e longo prazo, considerando os demonstrativos intermediários de 2016. A pesquisa é descritiva e a abordagem é qualitativa, tendo sido explorado as notas explicativas das demonstrações intermediárias das entidades listadas. A população do estudo é composta de 131 participantes do Novo Mercado de Governança Corporativa da BM&FBovespa, porém não se considerou as empresas que os classificavam apenas no curto prazo ou não apresentaram tais critérios de classificação, desse modo, a amostra do estudo reduziu-se para 114 entidades. Os resultados indicam que apenas 41 organizações (35,96%) demonstram em notas explicativas, de forma correta, consoante ao exigido pela Lei das Sociedades por Ações, e em contrapartida, 73 empresas (64,03%) não estavam divulgando de forma compreensível os critérios de classificação dos empréstimos e financiamentos em seus demonstrativos. Espera-se que o estudo contribua com o debate sobre a apresentação fidedigna, característica qualitativa das informações, e apresentação da convergência com o IRFS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.