A Influência dos Mecanismos de Governança Corporativa nos Honorários de Auditoria das Empresas Brasileiras Listadas na B3.

Autores

  • Lorena Costa de Oliveira Mello UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Iolanda Pontes Valentim UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v10i1.54294

Palavras-chave:

Honorários de auditoria. Auditoria independente. Governança Corporativa.

Resumo

Este estudo tem como objetivo examinar a influência dos mecanismos de governança corporativa nos honorários de auditoria das empresas brasileiras de capital aberto pertencentes aos segmentos especiais de listagem da B3 no ano de 2016.  Utilizou-se pesquisa descritiva, com procedimentos de coleta de dados documental e com abordagem de análise quantitativa. A amostra foi composta de 173 empresas brasileiras listadas na B3. Foram analisadas a relação entre o conselho de administração (tamanho, independência do conselho e dualidade do diretor), comitê de auditoria (existência, tamanho do comitê e expertise dos membros), tamanho da empresa, retorno sobre o ativo, tipo de firma de auditoria e o nível de governança corporativa com os honorários de auditoria. O banco de dados foi montado a partir do acesso à base Economática® e da coleta de formulários de referência nos sites das empresas e analisado por meio de estatística descritiva e regressão linear múltipla. Os resultados do estudo demonstram que, no âmbito do mercado de capitais brasileiro, a independência do conselho de administração, o tamanho da empresa e o tipo de firma de auditoria influenciam os honorários de auditoria. Não foram encontradas relações significativas dos honorários de auditoria com o tamanho do conselho de administração, a dualidade do diretor, a presença e o tamanho do comitê de auditoria, a expertise, o retorno sobre o ativo e o nível de governança corporativa.

Biografia do Autor

Lorena Costa de Oliveira Mello, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Mestre em Controladoria e Administração pela Universidade Federal do Ceará, possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (2003) e especialização em Auditoria pela Universidade Federal do Ceará ( 2005) . Experiência profissional de 16 anos em auditoria, trabalhando em grandes firmas de auditoria como: Marpe, BDO Trevisan, KPMG e Baker Tilly Brasil e atualmente é sócia - P&L AUDITORES INDEPENDENTES S/S. Experiência com docência na Faculdade Metropolitana de Fortaleza ( FAMETRO ) nas disciplinas de Contabilidade Avançada, Auditoria e Pericia Contábil, no IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e atualmente na Universidade Federal do Ceará nas disciplinas: Auditoria, Pericia Contábil, Contabilidade Internacional, Ética Geral e Internacional e Simples Nacional.

Iolanda Pontes Valentim, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA

ESTUDANTE DO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS DA UFC

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Oliveira Mello, L. C. de, & Valentim, I. P. (2018). A Influência dos Mecanismos de Governança Corporativa nos Honorários de Auditoria das Empresas Brasileiras Listadas na B3. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 10(1). https://doi.org/10.5380/rcc.v10i1.54294