Fatores Determinantes do Grau de Excesso de Confiança dos Estudantes de Ciências Contábeis

Autores

  • João Victor Joaquim dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Yuri Gomes Paiva Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Amanda Borges de Albuquerque Assunção Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Anderson Luiz Rezende Mól Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v11i1.54092

Palavras-chave:

Vieses Cognitivos, Excesso de Confiança, Estudantes de Ciências Contábeis.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar os fatores determinantes do excesso de confiança em estudantes de Ciências Contábeis matriculados em quatro instituições de ensino superior localizadas na cidade do Natal-RN. Através de uma pesquisa descritiva, survey e quantitativa, foram aplicados questionários presencialmente a 395 estudantes, sendo estes compostos por duas seções: (i) perfil dos respondentes e (ii) identificação do viés excesso de confiança, elaborado com base em Pompian (2006), com o intuito de verificar o índice de excesso de confiança (IEC) de cada participante. O IEC foi utilizado como variável dependente para o modelo proposto de identificação de fatores determinantes do grau de excesso de confiança, utilizando-se as regressões por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e Beta. Os principais resultados demonstram que os participantes do estudo se apresentam, de forma geral, vulneráveis a tomar decisões sendo excessivamente confiantes em suas informações disponíveis. Além disso, os resultados obtidos nas regressões demonstram que as variáveis: idade, gênero masculino, os indivíduos casados e divorciados, empregados e empresários em relação à ocupação, bem com os discentes que auferem renda acima de nove salários mínimos podem ser consideradas fatores determinantes para o grau de excesso de confiança.

Biografia do Autor

João Victor Joaquim dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre em Ciências Contábeis. Especialista em Administração financeira (2012). Curso superior em Gestão Financeira pela Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (2010). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atuou como professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) durante os anos de 2016 e 2017 e também atuou como professor de graduação e pós graduação da Universidade Potiguar (UNP) durante os anos de 2015 e 2017. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando como Consultor e Instrutor do Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/RN), Professor Voluntário do projeto Mini empresa (SEBRAE/Junior Achievement).

Yuri Gomes Paiva Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa em Informações Contábeis - InCont (FEA-RP/USP) e do Grupo de Pesquisa em Finanças - GPFin (FEA-RP/USP). Peer reviewer certificado pela Publons Academy. Atua nas áreas de Contabilidade Financeira, Finanças Corporativas e Educação Contábil.

Amanda Borges de Albuquerque Assunção, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Direito - Liga de Ensino do Rio Grande do Norte (2010), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e mestrado em Contabilidade - UnB - UFPB - UFRN pela Universidade de Brasília (2011) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças.

Anderson Luiz Rezende Mól, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor, Mestre e Bacharel em Administração. Professor Associado III na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Editor Associado da Revista BAR - Brazilian Administration Review e Líder de área (2017-2018) no EnANPAD (tema: Mercados e Instituições Financeiras). Interesses de pesquisa voltados para: Governança Corporativa e Estudos sobre Conselhos de Administração; Econometria Financeira; Modelos de Volatilidade, Riscos e Derivativos, Métodos Quantitativos Aplicados à Administração. Docente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA/UFRN) e Ciências Contábeis (PGCCon/UFRN). Atuou entre 03/2007 a 6/2014 como docente Permanente dos Programas de Mestrado e Doutorado Multiinstitucional em Ciências Contábeis (PPGCC/UnB-UFPB-UFRN).

Downloads

Publicado

2019-10-15

Como Citar

Santos, J. V. J. dos, Azevedo, Y. G. P., Assunção, A. B. de A., & Mól, A. L. R. (2019). Fatores Determinantes do Grau de Excesso de Confiança dos Estudantes de Ciências Contábeis. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 11(1). https://doi.org/10.5380/rcc.v11i1.54092