Revisão Bibliográfica do Perfil Temático e Metodológico da Pesquisa em Disclosure Voluntário veiculada em Edições Eletrônicas de Periódicos Brasileiros e Internacionais entre 2002 e 2018.

Autores

  • Aline Andrade Barbosa da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Renata Orsato Mestranda em Contabilidade Financeira e Finanças pela UFPR
  • Luciano Márcio Scherer Universidade Federal do Paraná
  • Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP Professora Nível Associado II da Escola de Administração e Negócios da UFMS

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v11i1.52350

Palavras-chave:

Análises Bibliométricas. Divulgação Voluntária. Índices Cienciométricos.

Resumo

Levantamento efetuado na base Scopus demonstrou que o tema da divulgação voluntária passou por gradativa ascensão entre as pesquisas acadêmicas da área de Negócios, Gestão e Contabilidade, passando de 67 artigos no período 1979-1999 a 887 artigos no período 2000-2018. A relevância do tema foi acentuada com as publicações de Verrecchia (2001) e Dye (2001). Em vista deste cenário, questionou-se: Qual é o perfil temático e metodológico das investigações científicas em “Divulgação Voluntária” publicadas entre 2002 e 2018 nas versões eletrônicas de periódicos da área de Contabilidade? Para tanto, empregou-se técnicas de bibliometria e análise de conteúdo. As amostras selecionadas abrangeram 247 artigos internacionais e 71 artigos nacionais. Como principais resultados, os assuntos mais abordados dentro da temática foram Disclosure Ambiental, Responsabilidade Social Corporativa, Informações Socioambientais e de Sustentabilidade, Itens específicos dos demonstrativos e NEs, Eficiência de mercados, Estrutura e custo de capital – estes dois últimos na amostra internacional. As metodologias predominantes foram modelos econométricos, análise de conteúdo, dados em painel, entrevistas, composição de índices e revisão de literatura – estes três últimos na amostra internacional. Grande parte dos trabalhos são empíricos e explicativos, sendo também os artigos internacionais predominantemente transversais e os nacionais descritivos e longitudinais. Além disso, segundo levantamento da quantidade de artigos publicados por ano, os artigos brasileiros apresentaram coeficiente de variação de 74,40% em 15 anos, em comparação aos estrangeiros com coeficiente de 21,09% em 17 anos, assim, a produção nacional oscilou mais, bem como iniciou tardiamente. Conforme comparação das obras mais referenciadas pelos autores, os estudos anteriores supriram o embasamento teórico e metodológico dos artigos de periódicos estrangeiros, enquanto que no Brasil se recorreu mais a livros e teses. Por fim, ainda foi possível levantar em quais bases e periódicos encontraram-se os artigos e onde se localizam as instituições mais creditadas pelos autores.

Biografia do Autor

Aline Andrade Barbosa da Silva, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2013) e Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (2016). Realizou Estágio Docência em Contabilidade Avançada (2014-2015) e Contabilidade Gerencial (2014) no curso de graduação em Ciências Contábeis da UFPR. Desempenhou tutoria Ead na disciplina Legislação Tributária e Comercial do curso de Administração Pública na mesma instituição (2014). Na graduação, atuou como bolsista de Iniciação Científica (CNPq) e de Extensão (UESC). Possui experiência profissional contábil nas seguintes áreas: Comercial e de Serviços (Exame Serviços Contabilidade); Terceiro Setor (Grupo de Apoio à Criança com Câncer); e Pesquisas Sociais e Econômicas (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Luciano Márcio Scherer, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2002) e Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná, exercendo a função de Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Contábeis. É professor permanente do PPGCONT - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Também atua como professor nos cursos de pós-graduação lato sensu ofertados pelo Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná. Atua nas linhas de pesquisa Contabilidade Financeira e Contabilidade para Usuários Externos: investigação de práticas contemporâneas. Já atuou profissionalmente em empresa de consultoria especializada em Fusões e Aquisições.

Downloads

Publicado

2019-10-15

Como Citar

Andrade Barbosa da Silva, A., Orsato, R., Scherer, L. M., & Espejo, M. M. dos S. B. (2019). Revisão Bibliográfica do Perfil Temático e Metodológico da Pesquisa em Disclosure Voluntário veiculada em Edições Eletrônicas de Periódicos Brasileiros e Internacionais entre 2002 e 2018. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 11(1). https://doi.org/10.5380/rcc.v11i1.52350