Adoção inicial da Contabilidade aplicada ao Setor Público em municípios da agência de desenvolvimento regional de Maravilha – SC
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v9i1.47695Palavras-chave:
Demonstrações Contábeis. Padrões Internacionais de Contabilidade Pública Comparabilidade. Padronização. Transparência. Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha/SC.Resumo
Diante do notório impacto que a convergência aos padrões internacionais de contabilidade trouxe, tanto na área pública como na privada, buscou-se realizar neste estudo a análise dos impactos na estrutura das Demonstrações Contábeis com a adoção inicial da Contabilidade Aplicada ao Setor Público através da comparabilidade das Demonstrações Contábeis de prefeituras pertencentes à Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha – SC, destacando a importância do tema para o atual estágio da contabilidade pública brasileira. Diante deste contexto a pesquisa tem como problema: Quais os impactos na estrutura das Demonstrações Contábeis com a adoção inicial da Contabilidade Aplicada ao Setor Público e adequação aos padrões internacionais? Para investigar as demonstrações dos entes públicos pesquisados, tem-se por objetivo analisar os impactos na estrutura das Demonstrações Contábeis com a adoção inicial da Contabilidade Aplicada ao Setor Público e adequação aos padrões internacionais. A pesquisa enquadra-se como descritiva e a coleta de dados documental, sendo utilizados os materiais recebidos pelas prefeituras com abordagem qualitativa, fazendo uma análise das estruturas das Demonstrações Contábeis, comparativo entre os anos de 2014 e 2015. A população foi constituída por 14 municípios pertencentes à Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha/SC, dos quais 8 municípios constituíram a amostra. Os principais achados da pesquisa possibilitam verificar que a convergência aos padrões internacionais propiciou maior nível de evidenciação nas informações contábeis oferecidas pelas atuais normas, maior transparência da gestão pública, além de melhorar a qualidade dos demonstrativos contábeis e a possibilidade de fazer comparativos com entidades de outros entes federativos através da padronização dos relatórios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







