O CUSTEIO VARIÁVEL E O RISCO DO NEGÓCIO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v8i1.42362Palavras-chave:
, Custos variáveis, custos fixos, indicadores, risco do negócio.Resumo
Resumo
A contabilidade analítica, numa perspetiva da gestão dos custos, apresenta diferentes formas de os classificar e analisar. Ligada a um sistema de custeio que tem por base a variabilidade de custo com o nível de atividade, o Custeio Variável, essa classificação agrega os custos em variáveis e fixos. Da análise do comportamento destes custos, quer em termos totais quer em termos unitários, é possível, entre outros, calcular os indicadores que medem o risco do negócio e que são, o ponto crítico operacional a margem de segurança operacional e o grau de alavanca operacional. Este estudo, através de um estudo de caso, evidencia, face a uma estrutura de custos, a importância da informação obtida nestes indicadores, para apoiar a gestão, quer através da informação, do nível de atividade necessária para não ter prejuízo, quer do impacto que tem no resultado, qualquer alteração nas variáveis chave da organização, através duma análise de sensibilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







