Open Journal Systems

Raciocínio Crítico e Jogos de Empresas

Ivan Carlin Passos, Edgard Bruno Cornacchione Jr., Luiz Eduardo Gaio, Eduardo de Brito, Juliana Sampaio Mori

Resumo


A tecnologia atrai a atenção das novas gerações como a denominada “Geração Y” ou mesmo a “Z”, porém compete com outras atividades que desenvolvem raciocínio critico, como a leitura e solução de problemas. Os softwares chamados de Jogos de Empresas proporcionam uma prática relevante, dado que existe a necessidade de um laboratório (presencial ou virtual) onde os alunos possam realizar experimentos com base na teoria ensinada. Existem softwares desenhados para o desenvolvimento de habilidades de raciocínio crítico por meio da prática de situações cotidianas ou de simulações empresariais (TITTON, 2006; CARNIELLI, BUENO-SOLER E SILVA, 2011). O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar empiricamente a aplicação de uma simulação de Mercado de Capitais para o desenvolvimento de habilidades de Raciocínio Crítico em alunos da área de Negócios. Durante o segundo semestre de 2014, foram analisados os desempenhos de alunos da disciplina Mercado de Capitais do curso de graduação em Administração de uma Instituição de Ensino Superior do interior do Estado de São Paulo. O instrumento de avaliação de raciocínio crítico foi o Ennis Weir Critical Thinking Essay Test (EWCTET). Os participantes preencheram no início e no final do semestre um teste que avalia habilidades de raciocínio crítico (Ennis Weir Critical Thinking Essay Test – EWCTET). O principal resultado foi que a simulação de Mercado de Capitais não obteve efeito significativo no desenvolvimento de habilidades de raciocínio crítico na turma experimento. Este trabalho possui como principal contribuição a inserção da variável Jogos de Empresas nas pesquisas sobre o desenvolvimento de habilidades de Raciocínio Crítico e se justifica por dar continuidade às pesquisas anteriores. Esta pesquisa contribui também para o aumento da discussão sobre diferentes metodologias, ferramentas e recursos que possam ao mesmo tempo melhorar, incentivar e motivar o aprendizado do aluno e desenvolver habilidades requeridas pelo mercado profissional e acadêmico.

 


Palavras-chave


Raciocínio Crítico; Jogos de Empresa; Metodologia de Ensino

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v8i3.40581