FAIR VALUE: ANÁLISE DA EVIDENCIAÇÃO REALIZADA POR EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO PERTENCENTES AO NOVO MERCADO

Autores

  • Sara Lima Marinho Graduanda em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia - UFU Av. João Naves de Ávila, 2121 – Bloco F - Sala 1F 215 - Campus Santa Mônica - Fone: (34) 3239-4176 Fax: (34) 3239-4203 Cep: 38.400-902 – Uberlândia / MG e-mail: facic@ufu.br
  • Diane Rossi Maximiano Reina Doutoranda em Contabilidade da FEA/USP e Profa. da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Av. João Naves de Ávila, 2121 – Bloco F - Sala 1F 215 - Campus Santa Mônica - Fone: (34) 3239-4176 Fax: (34) 3239-4203 Cep: 38.400-902 – Uberlândia / MG e-mail: facic@ufu.br
  • Donizete Reina Mestre em Contabilidade e Prof. da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Av. Fernando Ferrari, 514, Campus Universitário Goiabeiras - Vitória - ES CEP 29075-910 e-mail: contabil.ufes@gmail.com
  • Deyvid Alberto Hear Mestrando em Contabilidade pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Av. Fernando Ferrari, 514, Campus Universitário Goiabeiras - Vitória - ES CEP 29075-910 e-mail: contabil.ufes@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v8i1.38449

Palavras-chave:

Valor Justo, Novo Mercado, Evidenciação.

Resumo

A mensuração a Valor Justo tornou-se, obrigatória a partir do ano de 2013, para as empresas brasileiras de capital aberto. Esta mensuração, busca assegurar que os itens estejam registrados por seus respectivos valores justos, sendo necessário que a estrutura para a mensuração seja seguida conforme as exigências estabelecidas pelo CPC 46. Assim, esta pesquisa tem como objetivo principal, investigar como as empresas brasileiras de capital aberto, pertencentes ao Novo Mercado, têm divulgado as informações referentes a mensuração a valor justo. Trata-se de uma pesquisa descritiva, que utiliza a técnica de pesquisa documental; com abordagem qualitativa dos dados; com uma amostra de 133 empresas, listadas no segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA. Os resultados demonstraram que grande parte das empresas que informaram reconhecimento a valor justo, não evidenciam as informações necessárias; além de as informações divulgadas, serem pouco claras e objetivas; das 133 empresas analisadas, apenas 1 empresa, não realizou a mensuração a valor justo, porém, grande parte delas não divulgaram as premissas pré-estabelecidas pelo CPC 46; e apenas 56% das empresas, divulgaram as razões das mensurações, apesar da obrigatoriedade para as empresas de capital aberto, inclusive, as listadas  no segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA que possui maior nível de Governança Corporativa.

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Publicado

2016-03-14

Como Citar

Marinho, S. L., Reina, D. R. M., Reina, D., & Hear, D. A. (2016). FAIR VALUE: ANÁLISE DA EVIDENCIAÇÃO REALIZADA POR EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO PERTENCENTES AO NOVO MERCADO. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 8(1). https://doi.org/10.5380/rcc.v8i1.38449