CONVERGÊNCIA AOS PADRÕES CONTÁBEIS INTERNACIONAIS: EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS OBSERVADAS NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v7i3.38008Palavras-chave:
Convergência de práticas contábeis, IFRS, Regressão Logistica, Adoção Voluntária.Resumo
Apesar da transição compulsória das práticas locais de contabilidade para as IFRS (International Financial Reporting Standards) ter sido estabelecida para relatórios com data base de dezembro de 2010, uma parcela de empresas se antecipou a tal determinação. Diante desse cenário estabeleceu-se a seguinte questão de pesquisa: Quais fatores se relacionam com a divulgação voluntária de relatórios contábeis em consonância com as normas IFRS? Foi investigado como variáveis referentes à estrutura de capital, tamanho da empresa, governança corporativa e performance poderiam influenciar a decisão da empresa em adotar voluntariamente às IFRS. Os resultados demonstraram que empresas maiores e mais bem gerenciadas tenderiam a oferecer um nível de qualidade superior nas informações prestadas ao mercado, no que tange as demonstrações em IFRS. Além disso, encontraram-se evidências de que uma maior proporção de imobilizados influenciaria as empresas a adotarem às IFRS, na tentativa de demonstrar o real valor de suas propriedades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.